Cartaz de cinema

Novo Simplex 2020 inclui seis medidas na área da cultura

Publicado em 15 Jul. 2020 às 13:11, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Bastidores, Cinema Português)

Novo Simplex 2020 inclui seis medidas na área da cultura

Entre as 158 novas medidas de simplificação e digitalização dos serviços do Estado apresentadas hoje e a aplicar até ao final de 2022, encontram-se seis que pretendem melhorar o acesso dos cidadãos e a organização do apoio público ao setor cultural.

A primeira prende-se com a disponibilização do acesso digital à oferta cultural e compra de bilhetes para entrada em Museus, Palácios e Monumentos, com estes serviços a passarem a existir online, em várias plataformas. Está prevista para o primeiro trimestre de 2021.

Até ao fim de 2021 será também criada uma infraestrutura para arquivo digital de filmes em formato DCP/DCDM (formatos digitais usados atualmente para a projeção de cinema em sala). Permitirá receber as obras apoiadas pelo ICA e os filmes portugueses digitalizados pela Cinemateca tendo como destino alimentar a plataforma "Cinemateca Digital". Esta medida do novo Simplex quer ainda disponibilizar online e melhorar a gestão do arquivo dos filmes que o ICA entrega à Cinemateca (mais conhecido como "depósito legal") e dos filmes em película que a Cinemateca está a digitalizar.

Com o fim do próximo ano como meta, foi ainda determinada a criação de um site onde será possível consultar informação sobre as peças que integram a Coleção de Arte Contemporânea do Estado (CACE) e outras obras existentes na Rede Portuguesa de Museus. O objetivo é melhorar o processo e a informação do ciclo de vida das obras. Será ainda permitida a consulta pública da informação sobre as peças que integram a mesma coleção.

Para o segundo trimestre de 2021, o novo Simplex prevê a preservação dos ficheiros em pdf do Diário da República eletrónico integrando-os no RODA - Repositório de Objetos Digitais Autênticos.

Por fim, até final do próximo ano, será implementado um sistema de arquivo digital para jornais da imprensa regional com serviço de auto-depósito, e pretende-se simplificar e tornar mais transparente o acesso ao apoio financeiro das estruturas artísticas, melhorando a forma de controlo e monitorização dos apoios concedidos.

As 158 medidas do Novo Simplex 2020 estão disponíveis para consulta no site da iniciativa.