Cartaz de cinema

Novidades na Filmin: especial Sergei Loznitsa e " Mudar La Piel", de Ana Schulz e Cristóbal Fernández

Publicado em 21 Mai. 2021 às 12:48, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Estreias)

Novidades na Filmin: especial Sergei Loznitsa e " Mudar La Piel", de Ana Schulz e Cristóbal Fernández

A 27 de maio, a Filmin Portugal estreia, em exclusivo, o filme "Mudar La Piel", de  Ana Schulz, e Cristóbal Fernández  - um documentário que penetra no conflito basco a partir de uma história de espionagem e amizade entre um mediador e um agente dos serviços secretos. Ecos de filmes de espionagem, mesmo filmes negros, pairam sobre esta obra audaciosa que quebra barreiras entre ficção e documentário.

Juan é um mediador que tentou conseguir a paz entre a ETA e o governo espanhol. Roberto é um espião dos serviços secretos que se infiltrou na sua vida durante anos. "Mudar la piel" conta esta história de Juan, que é também o pai da realizadora, e de Roberto, o homem que o espiava. Ambos cultivam uma amizade incomum, apesar da traição. Ao mesmo tempo, "Mudar la piel" é também é a crónica da relação da cineasta com o espião e a dificuldade em descobrir a sua identidade.

No dia seguinte, a 28 de maio, a Filmin apresenta um especial Sergei Loznitsa, realizador ucraniano nascido em 1964 na Bielorrúsia (então parte da URSS), com a entrada de quatro filmes do Cineasta ucraniano na plataforma: "Austerlitz", "The Trial", "Victory Day" e "State Funeral".

Austerlitz

O confronto entre o olhar desordenado dos turistas nos antigos campos de extermínio nazis e o grave significado desses locais resulta num estudo fílmico mordaz sobre a cultura atual.

The Trial

Sergei Loznitsa recorre a imagens de arquivo para retratar o primeiro dos Julgamentos de Moscovo da década de 1930, refletindo sobre o drama absurdo do homem perseguido.

Victory Day

Documentário observacional que segue o dia em que os emigrantes russos que vivem na Alemanha celebram a tomada da cidade aos nazis pela União Soviética. Uma potente parábola sobre a ascensão do nacionalismo na Rússia, a partir de um aparentemente inocente feriado nacional.

State Funeral

O acesso a imagens inéditas do funeral de Estaline permite a Sergei Loznitsa tecer um estudo sobre o desaparecimento do ditador, e acerca da forma como se conseguiu eternizar.