Publicado em 31 Jan. 2013 às 17:57, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries
Paixões múltiplas e insólitas, fealdade, trabalhos sujos, corpos levados ao extremo, estranhos colecionadores e mudanças de sexo numa temporada que promete dar que falar.
A partir de 4 de fevereiro, sempre às 23h00, o National Geographic Channel vai emitir "Tabu", uma série que continua a explorar os comportamentos, rituais e crenças mais estranhas de todo o mundo.
Todas as segundas-feiras, dos meses de fevereiro e março, estreia um novo episódio da nona temporada de "Tabu" com histórias que vão desde uma forte atração por pés, passando pelas doenças mais bizarras e por remédios raros, e acabando em estranhos casos amorosos.
Gravado em alta definição, "Tabu" viaja entre os continentes para desvendar a verdade que se esconde por detrás de alguns dos mais incríveis tabus e, principalmente, mostrar os aspetos mais bizarros do comportamento humano.
A nona temporada de "Tabu" estreia com um episódio acerca da origem da dicotomia bonito/feio e apresenta exemplos do que significa ser-se considerado "feio" na sociedade moderna.
"Paixões Estranhas" mostra as variações modernas do ideal tradicional de monogamia heterossexual, como a monogamia em série, a homossexualidade e as relações abertas.
Em "Paixões Privadas" é apresentado o caso de que nem todos os seres humanos sentem um desejo natural pelos seus semelhantes mas pelas coisas mais bizarras, como frutas ou roupas zentai.
O episódio "Casamentos Estranhos" mostra que alguns casamentos voltam as costas à tradição: nove casais casam-se nus, todos ao mesmo tempo; há um casamento oficial entre um cão e uma cadela; chulos usam a violência quando um casamento ameaça o "comércio" da prostituição…
A nona temporada de "Tabu" mostra também as coleções mais esquisitas no episódio "Coleções Bizarras" e os trabalhos que ninguém imagina existirem e que podem ser perigosos para a saúde em "Trabalhos Sujos".
Os dois episódios mais controversos da temporada têm como título "Mudança de Sexo" e "Corpos de Excesso".
No primeiro, vai ser discutido um dos maiores tabus da sociedade, a alteração de sexo. Os porquês, as questões sociais, os procedimentos médicos… serão abordados todos os temas por detrás desta mudança drástica na essência da pessoa.
"Corpos de Excesso", são apresentadas as práticas de modificação do corpo, como o uso de piercings e tatuagens, mas levados a um extremo inimaginável.
Tabu traz à luz o que dá origem à dicotomia do bonito e feio, e o que significa ser-se considerado "feio" numa sociedade que despreza tal característica. Através das experiências das personalidades que surgem neste episódio ficámos a par da dor causada por este tabu social naqueles cuja aparência não "encaixa", e ouvimos apelos comoventes que remetem para a procura da beleza interior. Como os próprios intervenientes dizem, por detrás da aparência, somos todos humanos e merecemos ser tratados como tal.
No ocidente, o romance é frequentemente definido como algo entre um homem e uma mulher. Mas no nosso mundo moderno, este estereótipo está a mudar. Há atualmente muitas variações do ideal tradicional de monogamia heterosexual e do casamento, como a monogamia em série, homossexualidade e relações abertas. Mas quando o amor pode assumir formas extremas que podem chocar até as mentes mais abertas, é aí que entramos no mundo dos tabus.
Desde os tempos mais remotes que os humanos expressam as suas paixões e as suas personalidades através das suas coleções. Mas quando uma coleção atravessa a linha da paixão e se torna numa obsessão, ignorando as barreiras legais, morais e de gosto – e consume a vida do colecionador – o colecionismo torna-se num tabu.
Os seres humanos têm um desejo natural de se juntarem a semelhantes, para encontratem um par. Mas nem todas as ligações têm origem no mesmo molde. Aloma Shamanatrix e Matthew Miracles, frutarianos, vivem das frutas que encontram nos contentores de lixo da cidade. Liliane, entusiasta de encenações com animais, leva o seu animal de estimação humano, Jen, também conhecido como Tyke, para um passeio no parque. Erias, escritor freelance, também passeia o seu cão, quando a sua namorada, profissional do sexo, tem companhia. Em Chicago, Matt Daniel e a sua noiva, Casey Levan partilham um fetiche pouco comum por roupas que ficam coladas ao corpo, conhecidas como zentai.
Nos bastidores de qualquer sociedade há pessoas que fazem trabalhos que não conseguimos imaginar. São pessoas que estão em contacto com imagens, cheiros e substâncias que não só nojentas, como a maior parte das vezes colocam a saúde em risco. Muitas das vezes as pessoas fazem estes trabalhos para o bem da humanidade em geral, mas a maior parte das vezes é apenas a única maneira que encontram para darem de comer às suas famílias.
O casamento é uma tradição tão antiga como a existência da civilização, mas nos dias de hoje, muitos casamentos viram as costas à tradição. Na Jamaica, nove casais dão o nó au naturale, enquanto na Califórnia, noiva e noivo preparam-se para o casamento, mas o mais bizarro de tudo é que são cães… Por outro lado, alguns casamentos até são mortais. Na Indonésia, um jovem rapaz rapta a sua noiva e na India, chulos conspiram uma ação violenta contra um casamento que ameaça o "comércio" da prostituição. Pelo mundo fora, quando os casamentos desafiam o considerado convencional, eles tornam-se tabu.
Quando um bebé nasce a primeira pergunta que se faz é: É menino ou menina? O género divide a sociedade ocidental, mas a medicina do século XXI significa que a linha que faz esta divisão de géneros está a ser violada como nunca antes visto. O "passar para o outro lado" com as mudanças de sexo radicais é, sem dúvida, um dos maiores assuntos tabu de todos os tempos.
Muitos são os que praticam a modificação corporal até um certo nível – quer seja body piercing ou implantes mamários. Mas quando algumas pessoas vão até extremos inimagináveis nas transformações forçadas dos seus corpos, estas podem até provocar o medo, a exclusão social e a descrença absoluta. Imagens incríveis dos que levam os seus corpos a atingirem excessos e extremos nunca antes vistos.
A temporada 9 de "Tabu" estreia segunda-feira, 4 de fevereiro, às 23h00, no National Geographic Channel