Publicado em 19 Nov. 2022 às 13:07, por Pedro Sesinando, em Opinião, Notícias de cinema (Temas: O Espírito da Colmeia, Festivais de cinema)
Estreia nacional para o filme do cineasta francês no regresso a dois temas que lhe são caros, o drama familiar e a doença mental.
Presente a competição Cannes em 2021, "Les Intranquilles" de Joachim Lafosse teve ontem a estreia em sala em Portugal, no Porto Post Doc.
Lafosse volta a um tema que lhe é caro, o drama familiar, abordando a doença mental como epicentro do turbilhão.
Sustentado num brilhante trabalho de Damien Bonnard, um dos grandes actores da sua geração, e por uma já consagrada Leïla Bekhti (que, tal como Bonnard, empresta o nome à personagem), Lafosse entra na intimidade doméstica para filmar a lenta degradação da harmonia familiar ao atravessar as várias fases episódicas de transtorno bipolar da personagem de Bonnard, da euforia à apatia induzida pela medicação.
Lafosse fá-lo sem tréguas, não nos poupando ao desconforto em planos longos onde a angústia das personagens se instala à medida que o comportamento de Damien se torna cada vez mais errático.
Não sendo desprovido de esperança, é um filme sério em que Lafosse evita a precipitação do drama para a tragédia, assegurando, não obstante, a impossibilidade de um final feliz.
O Porto/Post/Doc decorre em várias salas do Porto até 26 de novembro.