Publicado em 3 Jun. 2020 às 20:48, por Samuel Andrade, em Opinião (Temas: Síndrome do Vinagre)
Fundada a 3 de junho de 1960, sob a designação Nihon Goraku Bussan, a Sega Corporation é, atualmente, uma das chancelas mais conhecidas no ramo de desenvolvimento informático e jogos de vídeo.
Das suas origens dedicadas aos jogos de arcade, máquinas de pinball e jukeboxes, a sua atividade só se tornou global nos anos 80, com a explosão do segmento das consolas de vídeo. A partir daquela década, a Sega lançou comercialmente produtos como a SG-1000 (a primeira consola criada pela marca) ou a Master System, conquistando definitivamente mercados globais, em 1990, através da revolucionária Mega Drive – com processador de 16 bits! - e, em novembro de 1994, da Sega Saturn, numa altura em que a PlayStation, da Sony, já registava adesão junto de gamers e entusiastas.
Em 1991, surgia pela primeira vez o memorável Sonic the Hedgehog, um ouriço azul supersónico que se converteria na "mascote" da Sega, dotado de fisionomia humana, sapatos vermelhos a imitar o calçado de Michael Jackson e uma personalidade "pró-ativa" inspirada no espírito que Bill Clinton (então) nutria junto do grande público.
Para o êxito comercial da Sega, contribuiu sobremaneira as várias campanhas de marketing concebidas pela marca. É a memória desses curiosos filmes publicitários, dos quais partilhamos cinco exemplos, que O Síndrome do Vinagre hoje resgata, num conjunto promocional que misturou os ambientes kitsch da década de 80 com a promessa tecnológica que os anos 90 imprimiram na cultura popular.