Cartaz de cinema

"O Síndrome do Vinagre" por Samuel Andrade
Nos 60 anos da Sega Corporation: "bem-vindos ao próximo nível"

Publicado em 3 Jun. 2020 às 20:48, por Samuel Andrade, em Opinião (Temas: Síndrome do Vinagre)

Nos 60 anos da Sega Corporation: "bem-vindos ao próximo nível"

Fundada a 3 de junho de 1960, sob a designação Nihon Goraku Bussan, a Sega Corporation é, atualmente, uma das chancelas mais conhecidas no ramo de desenvolvimento informático e jogos de vídeo.

Das suas origens dedicadas aos jogos de arcade, máquinas de pinball e jukeboxes, a sua atividade só se tornou global nos anos 80, com a explosão do segmento das consolas de vídeo. A partir daquela década, a Sega lançou comercialmente produtos como a SG-1000 (a primeira consola criada pela marca) ou a Master System, conquistando definitivamente mercados globais, em 1990, através da revolucionária Mega Drive – com processador de 16 bits! - e, em novembro de 1994, da Sega Saturn, numa altura em que a PlayStation, da Sony, já registava adesão junto de gamers e entusiastas.

Em 1991, surgia pela primeira vez o memorável Sonic the Hedgehog, um ouriço azul supersónico que se converteria na "mascote" da Sega, dotado de fisionomia humana, sapatos vermelhos a imitar o calçado de Michael Jackson e uma personalidade "pró-ativa" inspirada no espírito que Bill Clinton (então) nutria junto do grande público.

Para o êxito comercial da Sega, contribuiu sobremaneira as várias campanhas de marketing concebidas pela marca. É a memória desses curiosos filmes publicitários, dos quais partilhamos cinco exemplos, que O Síndrome do Vinagre hoje resgata, num conjunto promocional que misturou os ambientes kitsch da década de 80 com a promessa tecnológica que os anos 90 imprimiram na cultura popular.

Anúncio televisivo para a Sega Master System (1986), emitido nos Estados Unidos da América


Anúncio televisivo "SegaSonic" (1991), emitido no Japão


Anúncio televisivo "To Be This Good Takes Ages" (1992), emitido no Reino Unido


Filme promocional de lançamento da Sega Saturn (1995) no mercado norte-americano


Anúncio televisivo para a Sega Saturn (1995), emitido em Portugal

Curtas Vilda do Conde 2020