Cartaz de cinema

Nomeações para os prémios Lola do cinema alemão lideradas por "O Atentado de 5 de Setembro" e "A Semente do Figo Sagrado"

Publicado em 17 Mar. 2025 às 19:17, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Temporada de prémios, Cinema Europeu)

Nomeações para os prémios Lola do cinema alemão lideradas por "O Atentado de 5 de Setembro" e "A Semente do Figo Sagrado"

A Academia Alemã de Cinema revelou hoje os nomeados para a 75.ª edição dos Prémios Lola. "O Atentado de 5 de Setembro", que retrata os eventos dramáticos dos Jogos Olímpicos de Munique de 1972, lidera a corrida com 10 nomeações. A entrega dos prémios será a 9 de maio, em Berlim.

A Academia Alemã de Cinema revelou hoje os nomeados para a 75.ª edição dos Prémios Lola. A cerimónia, que celebra o melhor da produção cinematográfica alemã país referente ao ano de 2024, está marcada para maio, em Berlim.

Na lista destacam-se "O Atentado de 5 de Setembro", com 10 nomeações, uma produção que aborda os eventos dramáticos dos Jogos Olímpicos de Munique de 1972, o drama histórico e intimista realizado por Andreas Dresen, "De Hilde, Com Amor" e "A Semente do Figo Sagrado", uma coprodução que explora tensões familiares e políticas.

Baseado em factos "O Atentado de 5 de Setembro" de Tim Fehlbaum, retrata o acompanhamento de um canal norte-americano de televisão ao ataque terrorista que teve como alvo a delegação israelita durante os Jogos Olímpicos de Munique em 1972. Lidera os favoritos aos Lola com dez nomeações, incluindo melhor filme e melhor realizador.

Já o drama de época "De Hilde, Com Amor", de Andreas Dresen, centra-se numa jovem que se envolve num movimento de resistência aos nazis na Alemanha. Tem sete nomeações, incluindo melhor filme e melhor realizador.

Com seis nomeações surge, a coprodução germano-francesa "A Semente do Figo Sagrado", de Mohammad Rasoulof, filmada secretamente no Irão, aborda a desagregação de uma família dividida por lealdades contraditórias face ao regime opressivo de Teerão.eis. Foi a escolha alemã para a categoria de melhor longa-metragem internacional nos Óscares deste ano.

Na corrida a melhor filme estão também "Islands", de Jan-Ole Gerster, "Köln 75", de Ido Fluk, a história por detrás de um dos discos de jazz mais vendidos de todos os tempos e "Vena", de Chiara Fleischhacker, sobre uma jovem mãe toxicodependente.

As nomeações para melhor atriz incluem Liv Lisa Fries, protagonista de "De Hilde, Com Amor", Mala Emde, de "Köln 75", e Emma Drogunova, de "Vena". O ator britânico Sam Riley domina a categoria de melhor ator, com duas das três nomeações, pelo papel em "Islands" e como o falecido coreógrafo John Cranko no filme biográfico "Cranko", de Joachim Lang. O terceiro nomeado é Missagh Zareh, por "A Semente do Figo Sagrado".

A cerimónia deste ano, terá lugar em Berlim, a 9 de maio.