Cartaz de cinema

NOMA Azores: um festival de cinema para debater e defender os direitos humanos

Publicado em 31 Mar. 2021 às 11:56, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Português)

NOMA Azores: um festival de cinema para debater e defender os direitos humanos

Em julho, nasce na ilha de São Miguel um novo festival de cinema que quer debater e defender os Direitos Humanos.

Chama-se NOMA AZORES - Festival Internacional de Cinema de Direitos Humanos e vai decorrer no Teatro Micaelense em Ponta Delgada, entre 27 e 31 de julho de 2021. O novo festival de cinema português será composto, na primeira edição, por uma Competição Internacional de Longas-Metragens, um programa especial de curtas-metragens, assim como um ciclo de conversas e masterclasses que pretendem alargar o debate sobre os Direitos Humanos a diferentes áreas da produção audiovisual.

Tendo sempre como fio condutor a relação com questões de direitos humanos, o NOMA tem aberto até 31 de maio o período de candidaturas para a apresentação de longas-metragens a concurso. Serão aceites filmes de produção recente, ainda não estreados comercialmente em Portugal. Os regulamentos e procedimentos para a candidatura podem ser consultados no site do festival.

O NOMA AZORES é promovido pela Câmara Municipal de Ponta Delgada e terá três prémios a concurso: para Melhor-Metragem no valor 2500 euros, para Melhor Longa Metragem Portuguesa no valor de 1 500 euros e o Prémio do Público para Melhor Filme no valor de 700 euros. A escolha dos vencedores para os dois primeiros prémios será feita por um júri independente a anunciar e, para o terceiro, pela votação directa dos espectadores do festival.