Cartaz de cinema

"O Síndrome do Vinagre" por Samuel Andrade
No Dia Internacional dos Arquivos

Publicado em 9 Jun. 2020 às 16:03, por Samuel Andrade, em Opinião (Temas: Síndrome do Vinagre)

No Dia Internacional dos Arquivos

Hoje, destaca-se a importância dos arquivos na perservação da memória coletiva e individual e na ajuda que fornecem ao estudo do presente e do futuro.

Instituído em 2007 pela Assembleia Geral do ICA – Conselho Internacional de Arquivos, o Dia Internacional dos Arquivos é assinalado, todos anos, a 9 de junho, tendo como intenção alertar e consciencializar sobre o valor intrínseco dos arquivos, enquanto veículo para a garantia dos direitos dos cidadãos, para a transparência da atuação pública e da democracia e para a preservação da memória individual e coletiva.

De forma a assinalar a data, O Síndrome do Vinagre salienta hoje arquivos de imagens em movimento dedicados (precisamente) às instituições museológicas e de arquivo. Um conjunto de documentários e reportagens que, nas últimas décadas, abordou temas como a curadoria e a preservação da memória humana – um acto essencial para, e parafraseando um dos mais célebres conceitos da História enquanto ciência social, "estudar o passado, conhecer o presente e compreender o futuro".

"Toute la mémoire du monde"

Curta-metragem documental, realizada por Alain Resnais em 1956 e filmada na Biblioteca Nacional da França, que se revela um ensaio visual em torno do potencial do arquivamento do conhecimento humano.

(fonte: Films de la Pleiade)


"National Film Archives"

Produzido em 1963, é um sucinto mas muito pormenorizado documento sobre arquivo e preservação cinematográficos.

(fonte: British Pathé)


"La cinémathèque Actualités"

Exibido em 1970, é uma visita guiada aos arquivos que, ainda hoje, preservam as populares reportagens noticiosas, denominadas de "Actualités", transmitidas pela televisão francesa do Estado.

(fontes: Radiodiffusion-Télévision Française e Ina.fr)


"Jonas Mekas: Anthology Film Archives"

Documentário, produzido em 1993, sobre o Anthology Film Archives, uma instituição fundada pelo cineasta Jonas Mekas, em Nova Iorque, exclusivamente dedicada à preservação e exibição de filmes experimentais e independentes.

(fontes: France 3 e Ina.fr)


"O arquivo que toma conta do cinema português"

Reportagem, produzida em 2013, sobre o Arquivo Nacional das Imagens em Movimento, entidade pertencente à Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, onde é preservada uma parte muito substancial da memória do nosso país, nomeadamente do cinema português e do acervo da Rádio e Televisão de Portugal.

(fontes: Agência Lusa e sapo.pt)