Cartaz de cinema

"O Síndrome do Vinagre" por Samuel Andrade
No Aniversário de Miles Davis

Publicado em 26 Mai. 2020 às 19:05, por Samuel Andrade, em Opinião (Temas: Síndrome do Vinagre)

No Aniversário de Miles Davis

No dia em que comemoraria o seu 94º aniversário, o "Síndrome do Vinagre" recorda Miles Davis, um dos músicos mais influentes e aclamados da história do jazz.

Rude no trato, insolente nas palavras, desrespeitoso face ao seu semelhante e inconformista na vida pessoal, Miles Davis nunca foi, todavia, "leviano" no percurso artístico que trilhou, tendo sido responsável por álbuns de jazz icónicos, como "Birth of the Cool", "Sketches of Spain" ou "Bitches Brew", pela composição da atmosférica banda sonora de "Fim-de-Semana no Ascensor" (de 1958, realizado por Louis Malle) e por uma constante reinvenção em função dos novos ritmos forjados pelo sabor dos tempos.

Para assinalar a data, republicamos aquele que é registado como o arquivo cinematográfico mais antigo de Miles Davis. Filmado em dezembro de 1957, por Jean Christophe Averty, para um especial de Natal emitido pela Radiodiffusion-Télévision Française (RTF), estes singelos quatros minutos de metragem mostram o trompetista acompanhado do seu quinteto – o mesmo conjunto de músicos que, naquele ano, gravara a banda sonora do referido "Fim-de-Semana no Ascensor" – a interpretar o tema 'Dig', composto pelo saxofonista Jackie McLean.

De salientar que, após a sua transmissão televisiva, este filme esteve considerado perdido durante mais de seis décadas, até à redescoberta, em 2019 e numa bobine de 16mm, durante um inventário de rotina feito nos arquivos do Institut national de l'audiovisuel (INA).

Digitalizado e alvo de trabalho de restauro fílmico, nele é agora possível observar a precocidade do talento e virtuosismo de Miles Davis.