Publicado em 29 Mar. 2023 às 10:20, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema da América-Latina, Ciclos de cinema)
A Nitrato Filmes lança, a 30 de março, a "Trilogia de Salta" de Lucrecia Martel, um ciclo com as obras mais pessoais da cineasta argentina.
Entre 2001 e 2008, Lucrecia Martel realizou três longas metragens, as suas primeiras obras de maior fôlego após um início de carreira na curta-metragem com incursões pela televisão.
Inspiradas nas pessoas e na geografia da região de Salta, a cidade agrícola no norte da Argentina onde nasceu, apresentam personagens atordoadas por algo que as arremessou para longe da rotina. Uma adolescente dividida entre a fé e o desejo, uma mulher de meia-idade acamada, uma condutora atormentada por um acidente, todas vivem à beira da loucura, envoltas nos seus dramas, progressivamente expostas nas mais íntimas fragilidades.
Estes três filmes bastaram para tornar Martel numa das cineastas mais respeitadas do cinema latino-americano e mundial. Depois da presença de "O Pântano" em Berlim, a realizadora viu abrirem-se-lhe as portas de Cannes onde exibiu "A Rapariga Santa" e "A Mulher Sem Cabeça", sempre na competição principal.
É esta a "Trilogia de Salta" que a Nitrato Filmes recupera agora em cópias digitais.
França, Argentina / 2001 / 103 min
Fevereiro no Nordeste argentino. Um sol escaldante e chuvas tropicais. Algumas terras tornam-se pantanosas. Mas esta não é uma história sobre pântanos: é sobre a cidade de La Ciénaga, os seus arredores e a vida de duas mulheres, Mecha e Tali, e das suas famílias da média burguesia que um acidente vai reunir.
Argentina, Itália, Países Baixos, Espanha / 2004 / 106 min
É inverno em La Ciénaga. Amália, de 16 anos e profundamente católica, tenta salvar a alma do Dr, Jano, um médico de meia-idade, hospedado no hotel da família.
Argentina, Espanha, França / 2008 / 85 min
Verónica está ao volante do seu automóvel quando, num momento de distracção, atinge qualquer coisa. Nos dias seguintes, sente-se como que a desaparecer, docemente indiferente às coisas e às pessoas que a rodeiam. Subitamente, confessa ao marido que matou alguém na estrada. Os dois regressam ao local do acidente, mas apenas descobrem o cadáver de um cão. O episódio parece ter ficado concluído e a vida retoma a sua normalidade. Mas uma terrível descoberta vem de novo atormentar Verónica...