Publicado em 31 Ago. 2024 às 12:52, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar, Cinema Europeu)
O dinamarquês, Nicolas Winding Refn, está de volta ao grande ecrã. Após um período dedicado às minisséries para as plataformas de streaming, o cineasta prepara-se para filmar a sua próxima longa-metragem em Tóquio.
Será falada em inglês e japonês, com base numa história original e marca o regresso de Refn ao cinema desde "The Neon Demon - O Demónio de Néon" (2016).
Conhecido pela estética visual impetuosa e temas provocantes, o realizador fala de um novo filme repleto de "brilho, sexo e violência" que terá como pano de fundo a cultura japonesa e deve apresentar elementos visuais e narrativos que remetem aos seus trabalhos anteriores.
Em entrevista à Variety, Refn revelou que a escolha de Tóquio como cenário se deve à atmosfera caótica da cidade, que, segundo ele, se encaixa perfeitamente no clima do novo projeto. O cineasta também reforçou a importância do cinema como forma de arte e expressão, afirmando que a longa-metragem continua a ser a "mãe de todos os meios".
O dinamarquês está no Festival de Cinema de Veneza para a estreia mundial de "Beauty Is not a Sin", uma curta produzida para a marca italiana de motos MV Agusta, e acompanhará a exibição de uma versão restaurada do seu filme de estreia de 1996, "Pusher", na secção Venice Classics. Antes, já dirigiu outro projeto comercial, de curta duração, intitulado "Touch of Crude" para a casa de moda Prada.