Cartaz de cinema

Netflix revela dados sobre rapidez no consumo de séries

Publicado em 17 Out. 2017 às 14:40, por , em Notícias de Televisão e Séries (Temas: Bastidores)

Netflix revela dados sobre rapidez no consumo de séries

Designados como "Binge Racers" este comportamento identifica os espectadores que vêem temporadas completas menos de 24 horas após o seu lançamento.

Mais de oito milhões de espectadores correm a ver as suas séries preferidas, afirma a Netflix num comunicado enviado esta terça-feira à imprensa.

Este tipo de consumo prende-se com o desejo de estar entre os primeiros a acabar de ver séries como "Stranger Things", "House of Cards", ou "Fuller House".

O canal de streaming diz que se trata de um novo simbolo de status social poder afirmar perante os amigos que já se viu este ou aquele programa concluindo em horas o que outros levam semanas a terminar. A coroa de glória desta nova tribo digital consiste em ver uma temporada completa nas 24 horas que se sucedem após a estreia.

A Netflix contou 8,4 milhões de pessoas que optaram por ver "séries em série" e adianta que é uma tendência em rápido crescimento. Entre 2013 e 2016, a quantidade de pessoas que viram temporadas completas de séries nas horas que se sucederam ao lançamento aumentou 20 vezes.

Os exemplos desta forma obsessiva de ver televisão incluem cinco pessoas nos EUA que viram as cinco temporadas de "House of Cards" sem interrupções no dia em que ficaram disponíveis na plataforma; ou o francês que já terminou 30 séries só este ano.

No comunicado, a Netflix revela também que não são apenas as comédias de meia-hora que despertam o apetite voraz destes espectadores. Também thrillers com episódios a rondar os 60 minutos são consumidos com o mesmo fervor.

A série que atraiu maior número de "Binge Racers" a nível mundial foi "Gilmore Girls: A Year in the Life". No Equador foi "Fuller House"; no México "Club de Cuervos" e "The Defenders", na Coreia do Sul.

E quais os países onde este comportamento é mais prevalente? A Netflix diz que é o Canadá (onde a série preferida destes espectadores é "Trailer Park Boys", uma produção local).

Top 20 das séries preferidas dos "Binge Racers"

  1. Gilmore Girls: A Year in the Life
  2. Fuller House
  3. Marvel's The Defenders
  4. The Seven Deadly Sins
  5. The Ranch
  6. Santa Clarita Diet
  7. Trailer Park Boys
  8. F is for Family
  9. Orange Is the New Black
  10. Stranger Things
  11. Friends from College
  12. Atypical
  13. Grace and Frankie
  14. Wet Hot American Summer
  15. Unbreakable Kimmy Schmidt
  16. House of Cards
  17. Love
  18. GLOW
  19. Chewing Gum
  20. Master of None

Países que mais praticam o "Binge Racing"    

  1. Canadá
  2. EUA
  3. Dinamarca
  4. Finlândia
  5. Noruega
  6. Alemanha
  7. México
  8. Austrália
  9. Suécia
  10. Brasil
  11. Irlanda
  12. Reino Unido
  13. França
  14. Nova Zelândia
  15. Perú
  16. Holanda
  17. Chile
  18. Portugal
  19. Itália
  20. Emirados Árabes Unidos

Metodologia usada de acordo com a Netflix

Binge Racers são definidos como clientes que completaram uma temporada de um programa de TV nas 24 horas após o seu lançamento na Netflix. Os dados têm em consideração os diferentes fusos horários e dizem respeito às primeiras 24 horas em cada país.

O estudo inclui o número total de clientes desde 2012 que terminaram a temporada de um programa de TV dentro das 24 horas após o lançamento. Este tipo de comportamento cresceu de 200.000 clientes em 2013 para mais de 5 milhões até setembro de 2017.

Os principais programas foram identificados como aqueles com o maior número de Binge Racers globalmente. O ranking Binge Racing não tem qualquer relação com a audiência total.

Os principais países foram identificados como aqueles com a maior porcentagem de clientes que se dedicam a ser Binge Racers. O ranking Binge Race não tem relação com a o número de clientes do país.