Cartaz de cinema

Netflix quer dar dinheiro para a produção de ficção e documentários portugueses

Publicado em 29 Abr. 2020 às 16:08, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Indústria cinematográfica)

Netflix quer dar dinheiro para a produção de ficção e documentários portugueses

O concurso apoiado pelo ICA destina-se à escrita e desenvolvimento de argumentos.

A Netflix e o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) anunciaram hoje um concurso para argumentistas que tem como fim incentivas a produção audiovisual portuguesa. A Netflix, em articulação com o ICA, atribuirá um prémio monetário aos dez melhores projetos.

Os argumentistas e autores residentes em Portugal poderão enviar projetos até 1 de junho.

Numa primeira fase, serão avaliados por um painel de cinco jurados, composto pela jornalista e crítica literária Isabel Lucas, pelo realizador Jorge Paixão da Costa, pelo diretor-adjunto de comunicação da Gulbenkian e antigo diretor de programas da SIC, Luís Proença, pelo escritor Possidónio Cachapa, e pela argumentista e diretora de conteúdos da Netflix, Verónica Fernandéz.

A Netflix seleccionará depois as cinco melhores ideias (quatro de ficção e uma documental) que receberão prémios individuais de 25 mil euros. As restantes cinco são premiadas com seis mil euros.

De acordo com o que se pode ler no regulamento, o concurso "destina-se à atribuição de apoio financeiro a projectos singulares de séries de ficção ou documentário, em fase de escrita e desenvolvimento" desde que não tenham ainda entrado em rodagem. Cada autor pode submeter no máximo dois projetos e as co-autorias estão limitadas a um máximo de cinco nomes.

Não existe qualquer obrigatoriedade contratual por parte da Netflix para a produção dos projetos vencedores.

Num comunicado Nuno Artur Silva, Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media afirma:

Esta é uma iniciativa especialmente relevante que, por via da escrita de argumento e do desenvolvimento de ideias por autores portugueses, representa um importante passo para a consolidação da ficção audiovisual e do documentário no nosso país.

Por seu lado, Diego Ávalos, vice-presidente da área de Conteúdos Originais da Netflix, declara:

Estamos muito satisfeitos por poder colaborar com o Instituto do Cinema e do Audiovisual numa iniciativa que visa apoiar e estimular o grande talento da comunidade criativa portuguesa. Acreditamos firmemente que grandes histórias estão para chegar e podem seguir para qualquer lugar, e estamos confiantes de que este concurso abrirá novas janelas de inspiração e oportunidades para os criadores.

O júri anunciará, através do site do ICA, os resultados até 30 de julho de 2020.