Publicado em 18 Jul. 2018 às 10:55, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries
Pela primeira vez, utilizadores das plataformas de streaming no Reino Unido superam clientes dos pacotes tradicionais das operadoras.
As plataformas de streaming continuam a ganhar terreno em relação às formas mais tradicionais de consumo de televisão. Um forte indicativo da mudança na Europa surgiu quarta-feira num relatório da Ofcom, o organismo regulador das telecomunicações no Reino Unido. Os dados publicados indicam que, no primeiro trimestre de 2018, o número de subscritores da Netflix, Amazon Prime Video e Now TV (plataforma de streaming da SKY) ultrapassou pela primeira vez o número de clientes das ofertas de televisão por cabo (15,4 milhões contra 15,1 milhões).
O tempo dispendido a ver os canais tradicionais também continua a descer. Em 2017, passou a ser, em média, 3h22 por dia, menos nove minutos do que em 2016, um descréscimo que chega aos 38 minutos em comparação com os valores de 2012. Com a quebra a ser mais acentuada entre os jovens e na faixa etária 16-34 anos, chega-se à conclusão de que, em 2017, os espectadores acima dos 65 anos viram quatro vezes mais TV tradicional do que as crianças.
Sharon White, presidente executiva da Ofcom comenta o estudo: "A pesquisa de hoje mostra que aquilo que vemos e como vemos está a mudar rapidamente, algo que tem profundas implicações na televisão do Reino Unido." Lança também uma advertência: "Assistimos a um declínio nas receitas de TV paga, uma queda nos gastos com novos programas por parte dos nossos canais de serviço público e o crescimento de gigantes globais de streaming de vídeo. Esses desafios não podem ser subestimados."