Cartaz de cinema

Netflix e Amazon ultrapassam oferta tradicional de televisão no Reino Unido

Publicado em 18 Jul. 2018 às 10:55, por , em Notícias de Televisão e Séries

Netflix e Amazon ultrapassam oferta tradicional de televisão no Reino Unido

Pela primeira vez, utilizadores das plataformas de streaming no Reino Unido superam clientes dos pacotes tradicionais das operadoras.

As plataformas de streaming continuam a ganhar terreno em relação às formas mais tradicionais de consumo de televisão. Um forte indicativo da mudança na Europa surgiu quarta-feira num relatório da Ofcom, o organismo regulador das telecomunicações no Reino Unido. Os dados publicados indicam que, no primeiro trimestre de 2018, o número de subscritores da Netflix, Amazon Prime Video e Now TV (plataforma de streaming da SKY) ultrapassou pela primeira vez o número de clientes das ofertas de televisão por cabo (15,4 milhões contra 15,1 milhões).

O tempo dispendido a ver os canais tradicionais também continua a descer. Em 2017, passou a ser, em média, 3h22 por dia, menos nove minutos do que em 2016, um descréscimo que chega aos 38 minutos em comparação com os valores de 2012. Com a quebra a ser mais acentuada entre os jovens e na faixa etária 16-34 anos, chega-se à conclusão de que, em 2017, os espectadores acima dos 65 anos viram quatro vezes mais TV tradicional do que as crianças.

Sharon White, presidente executiva da Ofcom comenta o estudo: "A pesquisa de hoje mostra que aquilo que vemos e como vemos está a mudar rapidamente, algo que tem profundas implicações na televisão do Reino Unido." Lança também uma advertência: "Assistimos a um declínio nas receitas de TV paga, uma queda nos gastos com novos programas por parte dos nossos canais de serviço público e o crescimento de gigantes globais de streaming de vídeo. Esses desafios não podem ser subestimados."