Cartaz de cinema

Netflix abre brecha no sistema francês

Publicado em 25 Jan. 2022 às 17:38, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica, Cinema Europeu)

Netflix abre brecha no sistema francês

Um acordo assinado hoje com o governo francês reduz para 15 meses o prazo de exclusividade das salas de cinema e permite à empresa de streaming estrear os filmes mais cedo.

A Netflix conseguiu hoje um acordo com o governo francês que lhe permite exibir filmes na sua plataforma 15 meses após a estreia nos cinemas, uma importante redução em relação aos 36 meses habituais reservados aos serviços por subscrição. O gigante do streaming compromete-se, em troca, a investir 40 milhões de euros em 10 filmes franceses por ano.

Para a Disney e a Amazon, as condições serão ligeiramente diferentes e terão de esperar 17 meses entre a exibição em sala e o streaming.

As novas regras entram em vigor a 15 de fevereiro.

Uma revisão destas condições será feita daqui por um ano e pode levar a novo encurtamento das janelas.

Um porta-voz da Netflix refere-se ao acordo "um importante passo em frente para modernizar" os prazos de estreia de filmes e considera que reflete o empenho da empresa em "contribuir para a indústria cinematográfica francesa".

Em dezembro 2021, o maior investidor no cinema francês, a Canal Plus, conseguira uma redução ainda mais substancial das janelas de estreia, reforçando o compromisso de investimento no cinema gaulês. Vai gastar mais de 600 milhões de euros no prazo de três anos. Assim, passa a poder lançar filmes nos seus serviços com apenas seis meses de diferença em relação à estreia nas salas (antes, tinha de aguardar oito meses).

Fora destes acordos ficam os restantes canais franceses, que terão de respeitar a janela de 22 meses de exclusividade para as salas de cinema.