Cartaz de cinema

National Board of Review elege "Manchester by the Sea" como o melhor filme de 2016

Publicado em 29 Nov. 2016 às 23:15, por , em Notícias de cinema (Temas: Temporada de prémios, Oscars)

National Board of Review elege "Manchester by the Sea" como o melhor filme de 2016

O National Board of Review dos EUA, associação que reúne críticos, académicos e profissionais de cinema, anunciou esta terça-feira os títulos e nomes que definiram 2016 no grande ecrã.

"Manchester by the Sea", drama familiar de Kenneth Lonergan protagonizado por Casey Affleck (Interstellar), foi considerado o Melhor Filme, tendo arrecadado igualmente o galardão para Melhor Argumento Original (para o próprio Lonergan).

Para Annie Schulhof, a presidente do National Board of Review, a escolha de "Manchester by the Sea" para Melhor Filme justifica-se pela abordagem, "original e comovente", a temas como amor, perda e redenção.

"Moonlight", a mais recente sensação do cinema independente norte-americano e grande vencedor dos Gotham Awards ontem atribuídos, viu Barry Jenkins e Naomie Harris (007: Spectre) serem aclamados, respetivamente, como Melhor Realizador e Atriz Secundária.

Ainda nas categorias de interpretação, salientam-se as vitórias de Amy Adams, Melhor Atriz por "O Primeiro Encontro", e Jeff Bridges, Melhor Ator Secundário pelo seu trabalho em "Hell or High Water – Custe o Que Custar".

Entre as escolhas do National Board of Review, destaque final para as habituais listas qualitativas dos melhores títulos do ano.

Melhores Filmes

O Primeiro Encontro

O Herói de Hacksaw Ridge

Salve, Caesar!

Hell or High Water – Custe o Que Custar

Elementos Secretos

La La Land – Melodia de Amor

Moonlight

Patriots Day – Unidos por Boston

Silêncio

Milagre no Rio Hudson

 

5 Melhores Filmes de Língua Não-Inglesa

Ela

A Criada

Julieta

Land of Mine

Neruda

A lista completa dos vencedores pode ser consultada na página oficial do National Board of Review dos EUA.