Cartaz de cinema

Não é ténis de mesa nem futebol: é Teqball e o Eurosport transmite o Campeonato Mundial

Publicado em 10 Dez. 2021 às 12:53, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Primeiro olhar)

Não é ténis de mesa nem futebol: é Teqball e o Eurosport transmite o Campeonato Mundial

Entre 10 e 12 de dezembro, o original desporto inventado na Hungria terá honras de destaque no Eurosport com resumos do campeonato do mundo a decorrer na Arena de Gliwice, na Polónia.

Não é futebol nem ténis de mesa, mas vai buscar elementos destas duas modalidades. Foi inventado em 2014, na Hungria, e chama-se Teqball. Começou com o hábito de dar uns toques com bolas de futebol usando as mesas de pingue-pongue em cimento comuns em parque e bosques húngaros. Na passagem para um formato mais sério, com federação e competições organizadas, surge uma mesa curva que aumenta a imprevisibilidade das trajetórias e a bola torna-se mais leve.

Um ano após o cancelamento da última edição devido à Covid-19, o torneio reúne os melhores "tequers" do mundo na mais importante competição do calendário. Portugal conta com cinco atletas em outras tantas categorias:

  • Singles Masculinos – Alan Cavalcanti
  • Doubles Masculinos – António Henriques e João Pinheiro
  • Singles Femininos – Stephanie Brito
  • Doubles Femininos – Rafaela Veiga e Stephanie Brito
  • Doubles Mistos – Alan Cavalcanti e Rafaela Veiga

Do grupo luso, Alan Cavalcanti é talvez o atleta mais famoso. Depois do título mundial em Futebol de Praia, Cavalcanti pretende ser de novo campeão do mundo, desta vez, em Teqball, modalidade que pratica há pouco mais de um ano e onde evoluiu rapidamente. Recentemente, conquistou o I Open Teqball Almada, torneio do Circuito Nacional, fazendo dupla com Rafaela Veiga.

Portugal não está entre as seleções favoritas à vitória, mas Rui Leitão, Diretor Técnico Nacional, referiu que "apesar de passar a fase de grupos ser o máximo que se pode exigir a um país que entrou na modalidade há tão pouco tempo, a expetativa é que se possa ir um pouco mais além, surpreendendo com alguma progressão na fase a eliminar".

"A experiência já demonstrou que a sorte no sorteio também é muito importante nesta fase de desenvolvimento da modalidade onde ainda há grandes desníveis de qualidade entre os países participantes", afirmou Rui Leitão.

O Eurosport emite resumos diários com os melhores momentos do Mundial comentados por Nuno Santos.

Horários

  • Sexta-feira, Eurosport 1 – 22h05 – Finais Singles Femininos e Masculinos
  • Sábado, Eurosport 1 – 22h40 – Finais Doubles Femininos, Doubles Masculinos e Doubles Mistos
  • Domingo, Eurosport 2 – 10h00 – Especial com todas as finais

Teqball, as regras em meia dúzia de toques

Cada partida disputa-se à melhor de 3 sets jogados até aos 12 pontos. Existem duas tentativas para servir e a iniciativa do serviço troca a cada 4 pontos. A bola pode ser tocada por qualquer parte do corpo excepto os braços, mas não pode ser tocada duas vezes seguidas com a mesma parte do corpo. No máximo podem ser dados três toques na bola antes de a devolver ao adversário. Nos jogos a pares, os dois jogadores da mesma equipa têm de tocar na bola antes da devolução. Não é permitido devolver a bola ao adversário consecutivamente com a mesma parte do corpo, nem tocar na mesa, ou nos adversários. Caso a bola bata nas quinas da mesa, ou na rede, o ponto deve ser repetido.

Mais informações sobre a modalidade no site da federação portuguesa.