Cartaz de cinema

"Na Lisboa de amanhã": a multiculturalidade de Arroios disponível online

Publicado em 28 Dez. 2021 às 11:56, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Português)

"Na Lisboa de amanhã": a multiculturalidade de Arroios disponível online

A curta realizada por Diogo Borges a partir de uma ideia de Gil do Carmo pretende retratar a vida de Arroios, a freguesia mais multicultural de Lisboa.

A curta-metragem documental "Na Lisboa de amanhã", realizada por Diogo Borges, fica disponível online a partir de hoje  28 de dezembro. O filme pretende retratar a vida na freguesia de Arroios, a mais multicultural de Lisboa, que, ao longo de dois quilómetros quadrados de área, acolhe cerca de 40 mil pessoas de 92 nacionalidades diferentes.

A voz e os passos de Gil do Carmo, conduzem pelas ruas agitadas e revelam algumas das suas preciosidades: o mercado de rua do Intendente, o restaurante árabe, as aulas de dança tradicional japonesa, a barbearia indiana, ou o templo hindu.

"Na Lisboa de amanhã" surge de uma ideia de Gil do Carmo, na sequência do single "Mundo Inteiro" do seu próximo disco:

Quando me surgiu a ideia de se fazer do "Mundo Inteiro" um novo single do meu próximo disco, logo de seguida sonhei em fazer uma curta-metragem. A força do refrão da música "Do Martim Moniz ao Areeiro Cabe aqui o Mundo Inteiro" fez-me criar um imaginário da peculiaridade de, em Arroios, viverem 92 nações.

Com produção da Bairroup Films e apoio da Junta de Freguesia de Arroios, o filme retrata o pulsar da miscigenação vivida na cidade de Lisboa.

"Na Lisboa de amanhã" está disponível online a partir de 28 de dezembro.