Cartaz de cinema

Música, Deborah Stratman, Radu Jude e Walerian Borowczyk: primeiros sinais de vida do Curtas de Vila do Conde 2023

Publicado em 11 Mai. 2023 às 14:26, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Música, Deborah Stratman, Radu Jude e Walerian Borowczyk: primeiros sinais de vida do Curtas de Vila do Conde 2023

O festival dedicado à curta-metragem decorre de 8 a 16 de julho.

A dois meses do arranque, o 31.º Curtas Vila do Conde anuncia os primeiros destaques da edição de 2023. Na secção Cinema Revisitado, foco para o polaco Walerian Borowczyk, no ano em que se assinala o 100.º aniversário do seu nascimento. Na secção InFocus a atenção centra-se no romeno Radu Jude, cuja filmografia tem percorrido com destaque os festivais de cinema nacionais e internacionais. A cineasta Deborah Stratman será alvo de uma extensa programação com uma masterclass e uma exposição, e a secção Stereo revela dois apetecíveis cine-concertos.

Walerian Borowczyk não gostava de rótulos. Nem de ser visto como surrealista e muito menos que caracterizassem o seu trabalho como erótico. Polaco de nascimento, mas com carreira feita em França, foi um experimentalista na animação e na curta-metragem durante a década de 1960 até dar o passo para a longa-metragem em 1967 com "Teatro do Senhor e Senhora Kabal". Chama a atenção primeiro com "Contos Imorais", co-realizado em 1973 com Fabrice Luchini e Paloma Picasso, e depois com "A Besta" (1975). Com eles enfrenta a moral conservadora da altura usando doses generosas de kitsch e sexo bem embrulhados nas alegorias que já usara com ótimos resultados nos seus trabalhos de animação. O 31.º Curtas de Vila do Conde apresenta grande parte da sua obra em curta-metragem que cruza a ficção, o documentário e a animação, mediante filmes como "Jouet Joyeux" (Walerian Borowczyk; 3', França, 1979),ou "Street Art" (Walerian Borowczyk, Jan Lenica; 1', Polónia, 1957).

Bem mais conhecido dos cinéfilos, o romeno Radu Jude, vencedor da Competição Internacional da 30.ª edição do Curtas com "The Potemkinists", dono de uma filmografia onde o humor contundente e o absurdo ocupam posições centrais, será objeto de um programa especial na edição 2023 do festival. Aqui, o foco estará no seu trabalho de curta-metragem, de filmes mais antigos como "In the Morning" (28', 2007), "The Tube With a Hat" (23', 2007), ou "Alexandra" (24', 2008), aos mais recentes "Punish and Discipline" (12', 2019), "Plastic Semiotic" (22', 2021), "Caricaturana" (9', 2021), o já mencionado "The Potemkinists" (18', 2022), ou "Memories From the Eastern Front" (com Adrian Cioflâncă, 30', 2022).

Na edição deste ano, dois cine-concertos integram a secção Stereo onde se juntam a música e o cinema. Os Bohren & der Club of Gore apresentam um espetáculo original que musicará "Le Révélateur" de Philippe Garrel, a 13 de Julho, às 23h30, no Teatro Municipal de Vila do Conde. No dia seguinte, na mesma sala e à mesma hora, a belga Miaux apresenta-se com o filme "Carnival of Souls", de Herk Harvey.

Presença habitual na selecção do Curtas, com nove filmes selecionados para as competições desde 2002 (vencedora da competição internacional em 2003), a americana Deborah Stratman é outro nome que foge dos rótulos fáceis. De 8 a 16 de julho, o Curtas Vila do Conde dedica-lhe um programa com uma selecção da sua obra cinematográfica, uma Carta Branca, no âmbito da qual a artista vai apresentar obras que tenham influenciado o seu trabalho, e uma exposição inédita em Portugal que estará patente na Solar - Galeria de Arte Cinemática. A presença de Stratman completa-se com a masterclass "Radical Listening", onde falará sobre o potencial do som e no áudio como principal motor e criador de espaço.

O 31.º Curtas Vila do Conde decorre entre 8 e 16 de julho.