Cartaz de cinema

Morte de Nikola Tesla em documentário do Discovery Channel

Publicado em 3 Abr. 2018 às 14:07, por , em Notícias de Televisão e Séries (Temas: Estreias)

Morte de Nikola Tesla em documentário do Discovery Channel

Estreia a 4 de abril e pretende lançar nova luz sobre a morte do inventor.

Nikola Tesla, inventor, engenheiro mecânico, elétrico e físico de origem sérvia criou, no início do século XX, as bases para a Segunda Revolução Industrial e para a era digital com uma série de inventos fundamentais para a humanidade. A sua morte, a 7 de janeiro de 1943, aos 86 anos, criou ainda mais mistério em torno da sua pessoa, especialmente depois de o governo dos Estados Unidos ter apreendido todos os documentos no seu escritório, incluindo estudos e investigações que nunca tinham visto a luz do dia.

Anos mais tarde, parte desse material foi recuperado pela família e cedido ao Museu Nikola Tesla, em Belgrado. Os restantes documentos mantiveram-se nas mãos do FBI até serem desclassificados, recentemente. Agora, o investigador Jack Murphy descobrir se o famoso engenheiro foi realmente assassinado por causa de uma das suas invenções: o raio da morte.

Durante o programa, examinará os inventos de Tesla e como estas tecnologias evoluíram para dar forma ao  mundo atual. O seu trabalho pioneiro com a eletricidade e as comunicações sem fios prepararam o cenário para as invenções mais ambiciosas da nossa era, desde o automóvel elétrico até aos smartphones. Mas o grande protagonista do programa será uma invenção só revelada em 2016, quando o FBI desclassificou 250 documentos relacionados com Tesla.

Através destes documentos, Murphy terá acesso a informação sobre uma arma de destruição em massa, apelidada de "raio da morte" e cobiçada pelas superpotências mundiais na época: os Estados Unidos, a União Soviética e a Alemanha nazi.

Murphy contará com a ajuda de Cameron Prince, biógrafo de Tesla, com quem percorrerá o mundo à procura de novos dados, desde o último laboratório onde trabalhou, em Nova Iorque, até à sua Sérvia natal. Para além disso, Murphy e Prince vão ter a oportunidade de entrevistar inúmeras personalidades, incluindo um parente próximo do inventor.

Uma vez recolhida toda a informação, o engenheiro Aron Koscho e a sua equipa vão reconstruir e testar um protótipo do raio da morte de Tesla. Se conseguirem fazê-lo funcionar, a teoria do assassinato ganha ainda mais protagonismo, reforçando as suspeitas de uma conspiração.

"Tesla, o génio" estreia a 4 de abril, às 22h00, no Discovery Channel.