Cartaz de cinema

Morreu William Peter Blatty - autor de "O Exorcista"

Publicado em 13 Jan. 2017 às 17:15, por , em Notícias de cinema (Temas: Obituário)

Morreu William Peter Blatty - autor de "O Exorcista"

Morreu quinta-feira, aos 89 anos, William Peter Blatty, argumentista, escritor e realizador de cinema. A sua obra mais conhecida foi "O Exorcista", adaptada ao cinema por William Friedkin, em 1973. Assinou também duas longas-metragens, "The Ninth Configuration" e "O Exorcista III".

A notícia da sua morte foi dada por Friedkin através da sua conta na rede social Twitter.

"William Peter Blatty, querido amigo e irmão que criou "O Exorcista" faleceu ontem", lê-se na breve mensagem publicada.

O nova-iorquino Blatty já tinha uma carreira consolidada na escrita para cinema quando, em 1970, publicou a novela de terror que se tornaria num enorme sucesso de vendas. A história de uma jovem possuída por um demónio esteve no primeiro lugar da lista de vendas do The New York Times durante 57 semanas.

A versão para cinema recebeu 10 nomeações para os Oscars, na primeira vez em que uma história de terror conseguiu a nomeação na categoria de melhor filme. Ganharia duas estatuetas, uma para o melhor som e a outra para Blatty, pela adaptação do seu livro.

Curiosamente, antes de "O Exorcista" a carreira de Blatty no cinema como argumentista esteve quase sempre apontada às comédias. Trabalhou várias vezes com Blake Edwards e chegou a assinar a história de um dos filmes da Pantera Cor-de-Rosa, com Peter Sellers na pele do Inspetor Clouseau.