Publicado em 12 Ago. 2015 às 10:21, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Obituário)
O cão Uggie, tornado famoso pela participação em "O Artista", o filme vencedor de cinco Oscars em 2012, morreu aos 13 anos.
A notícia do site TMZ refere que o animal foi eutanizado na sexta-feira, 7 de agosto, devido a um tumor incurável. O dono, Omar Von Mueller, afirmou ao site norte-americano que se tratou de uma decisão difícil, mas necessária, por Uggie se encontrar em sofrimento.
Quando Mueller recebeu Uggie, o cão já tinha sido rejeitado por dois donos e ia a caminho de um canil. "Era um cachorrinho doido e cheio de energia" afirma Mueller, "mas muito esperto e trabalhador".
Uggie foi uma das vedetas de "O Artista", o filme mudo realizado por Michel Hazanavicius, com Jean Dujardin e Bérénice Bejo, que ganhou cinco Oscars em 2012 nas categorias de melhor filme, melhor realizador, melhor ator, melhor banda sonora original e melhor guarda-roupa.
Entre outros trabalhos participou nos filmes "The Campaign," "Water for Elephants" e "Mr. Fix It", numa campanha publicitária da Nintendo e numa campanha da PETA destinada a encorajar a adoção de animais residentes em abrigos.
Recebeu ainda dois prémios destinados a animais que trabalham em filmes, o Palm Dog Award do festival de cannes, em 2011, o Golden Collar Award, em 2012, e uma menção especial nos Prix Lumière, em França.
Deixou de trabalhar aos 10 anos e passou a viver com a sua família, os Mueller, e seis outros cães, na zona de North Hollywood.