Cartaz de cinema

Morreu Uderzo, um dos criadores de Astérix

Publicado em 24 Mar. 2020 às 12:20, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Obituário, Celebridades)

Morreu Uderzo, um dos criadores de Astérix

O ilustrador e guionista tinha 92 anos e morreu durante o sono.

Albert Uderzo, um dos criadores das personagens Astérix e Obélix, morreu aos 92 anos. A notícia foi revelada pela família que disse num comunicado à imprensa:

Morreu durante o sono na sua casa em Neuilly, de uma paragem cardiorrespiratório não relacionada com o coronavírus. Há várias semanas que se vinha a sentir muito cansado.

Da sua parceria com o editor e guionista René Goscinny, resultou a personagem do irredutível gaulês Astérix que se estreou nas páginas da revista Pilote, em 1959.

O primeiro álbum, "Astérix o Gaulês" foi publicado dois anos depois. Juntos, Uderzo e Goscinny criaram 24 histórias até à morte súbita de Goscinny, em 1977. Todas incluiam uma extensa galeria de personagens: de um lado, os habitantes da pequena aldeia gaulesa, derradeiro reduto que resiste sempre aos invasores romanos graças a uma poção mágica do druída Panoramix; do outro, os romanos, sacos de pancada de Astérix, Obélix e companhia, para grande frustração e fúria do imperador Júlio César. Pelo meio, os coloridos e hilariantes povos da época - corsos, normandos, belgas, bretões, helvécios, e personagens históricas como Cleópatra (a do nariz) que contribuiram para o sucesso da série.

Uderzo prosseguiu o trabalho a solo a partir de 1980, quando assinou "O Grande Fosso". Nessa qualidade publicaria ainda outros sete volumes. Em 2011, anunciou a reforma e passou a autoria dos livros de Astérix para os jovens Jean-Yves Ferri (textos) e Didier Conrad (ilustrações).

Além de várias adaptações em desenhos animados, Astérix e Obélix também foram adaptados ao cinema em ação real a partir de 1999 quando Gerard Depardieu encarnou o forte (e não gordo!) comerciante de menires e dono do valente cãozinho Ideafix, Christian Clavier foi Astérix, e Roberto Begnini interpretou o romano Lucius Detritus.