Cartaz de cinema

Morreu Rutger Hauer, estrela de "Blade Runner"

Publicado em 24 Jul. 2019 às 21:49, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Obituário)

Morreu Rutger Hauer, estrela de "Blade Runner"

O ator holandês Rutger Hauer morreu a 19 de julho em sua casa após curta doença. Tinha 75 anos. A notícia foi divulgada apenas hoje, pelo seu agente. O funeral teve lugar quarta-feira.

Com uma longa e rica carreira no cinema e na televisão, será recordado sobretudo pela interpretação do replicante Roy Batty em "Blade Runner", de Ridley Scott, filme de 1982.

Após o início no cinema holandês, em finais dos anos 60 e 70, onde filmou com outro compatriota de sucesso em Hollywood, Paul Verhoeven, o seu futuro acabou por ficar traçado, em grande parte, devido a ter entrado em "Turkish Delight", que viria a ser nomeado para o Oscar de melhor filme estrangeiro.

A vida em Hollywood começou como opositor de Sylvester Stallone em "Nighthawks", de 1981. Um ano depois, chegou a vez da adaptação do conto "Do Androids Dream of Electric Sheep?" de Philip K. Dick. Em "Blade Runner", a história de um caçador de androides amotinados, Hauer teve espaço para criar o texto da cena decisiva do filme onde a sua personagem enfrenta o Deckard de Harrison Ford.

"I've seen things you people wouldn't believe. Attack ships on fire off the shoulder of Orion. I watched C-beams glitter in the dark near the Tannhäuser Gate. All those moments will be lost in time, like tears in rain. Time to die."