Cartaz de cinema

Morreu Ruggero Deodato - o realizador de "Holocausto Canibal" tinha 83 anos

Publicado em 29 Dez. 2022 às 20:42, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Obituário)

Morreu Ruggero Deodato - o realizador de "Holocausto Canibal" tinha 83 anos

Para lá dos seus filmes mais controversos, assinou ainda um largo número de trabalhos na televisão.

Morreu o realizador italiano Ruggero Deodato, conhecido pelos filmes de terror, ação e western-spaghetti. Segundo a imprensa local, o cineasta morreu terça-feira, em Roma.

O filme que lhe trouxe maior fama, em grande parte indesejada, foi "Holocausto Canibal". Estreado em 1980, acabou por ser banido em vários países devido às cenas extremas de violência e tortura.

Deodato começou por ser assistente de Roberto Rossellini e trabalhou com Sergio Corbucci em filmes como "Django", ou "Ringo e a Pistola de Ouro".

Estreou-se como realizador no peplum "Ursus il terrore dei Kirghisi", em 1964. Prosseguiu a carreira na televisão e nos filmes da época que procuravam emular os géneros típicos da produção norte-americana - o épico, a ficção científica, o western, o filme de gangsters, ou o terror.

O pico da notoriedade de Deodato veio com o que ficaria conhecido como a "trilogia canibal": "O Último Mundo Canibal" (1977), "Holocausto Canibal" (1980) e "Inferno em Directo" (1985), todos caracterizados pela violência gráfica levada ao extremo.

Mais tarde, "Holocausto Canibal" seria considerado um dos percursores dos filmes de "found footage" como "Blair With Project", e nomes como Quentin Tarantino, ou Eli Roth, nomearam Deodato como uma das suas influências.