Cartaz de cinema

Morreu Robert Vaughn - ator de "Os Sete Magníficos" e "Torre do Inferno"

Publicado em 12 Nov. 2016 às 12:32, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Obituário)

Morreu Robert Vaughn - ator de "Os Sete Magníficos" e "Torre do Inferno"

Robert Vaughn, ator de cinema e televisão conhecido sobretudo pelos seus papéis em "Os Sete Magníficos", de John Sturges, e em "Torre do Inferno", morreu sexta-feira aos 83 anos. Vaughn sofria de uma forma aguda de leucemia que lhe fora diagnosticada há um ano.

Nascido em Nova Iorque, deu-se a conhecer ao público em 1959 quando contracenou com Paul Newman em "Milionários de Filadélfia" (The Young Philadelphians), de Vincent Sherman. O seu desempenho valeu-lhe a nomeação para um Globo de Ouro e para o Oscar de melhor ator secundário.

Em 1960, foi um dos "Sete Magníficos" no western de John Sturges, ao lado de Yul Brynner.

Ao longo da carreira, seria nomeado mais três vezes para os Globos de Ouro, sempre pelo papel de protagonista na série de televisão "The Man from U.N.C.L.E.". Em 1977, ganhou um Emmy através da minissérie "Washington: Behind Closed Doors" e, um ano depois, foi nomeado por encarnar o antigo presidente Woodrow Wilson em "Backstairs at the White House", outra minissérie.

O seu aspeto solene e sério marcou-o a partir de certa altura. Várias vezes desempenhou o papel de políticos. Foi o senador Parker do filme-desastre "A Torre do Inferno", em 1974, e o presidente Franklin Delano Roosevelt em "FDR", telefilme da HBO estreado em 1982. Mais recentemente, acumulou aparições em séries como "Lei e Ordem" e até na telenovela britânica "Coronation Street".