Cartaz de cinema

Morreu Richard Belzer - ator de "Lei & Ordem: Unidade Especial" tinha 78 anos

Publicado em 20 Fev. 2023 às 11:24, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Obituário)

Morreu Richard Belzer - ator de "Lei & Ordem: Unidade Especial" tinha 78 anos

Durante décadas, interpretou a personagem do detetive John Munch.

Richard Belzer, do elenco da série "Lei & Ordem: Unidade Especial" morreu domingo na sua casa em Beaulieu-sur-Mer, no sul da França.

A notícia foi confirmada à imprensa norte-americana por um amigo do ator.

Com uma carreira que atravessou variados registos, como a comédia ou a escrita, Belzer será para sempre lembrado pela personagem do detetive John Munch, que interpretou em várias séries.

O duro polícia de Nova Iorque, dado a teorias da conspiração, surgiu pela primeira vez em 1993 num crossover entre "Homicide" e "Lei e Ordem". Belzer continuou a encarnar Munch até 2016, tendo-se concentrado nos últimos anos no spinoff "Lei & Ordem: Unidade Especial".

A NBC Television prestou-lhe homenagem num comunicado onde afirma:

Qualquer pessoa tenha tido o prazer de ver Richard Belzer retratar o Detetive John Munch - seja em 'Homicídios' ou em 'Lei & Ordem: Unidade Especial' - ao longo de mais de quatro décadas nunca esquecerá o quanto ele habitou aquela amada personagem para a tornar sua. O seu profissionalismo, talento e dedicação ao trabalho fizeram dele um pilar na indústria, mas foi o seu humor, compaixão e coração que o tornaram como família. Aos seus entes queridos enviamos as nossas condolências enquanto nos juntamos a eles no luto pela sua perda e também na celebração da sua memória.

Tendo começado como animador nas gravações do programa de sketches humorísticos "Saturday Night Live", nos anos de 1970, Belzer acabou por desempenhar pequenos papéis até iniciar a presença no elenco da série policial "Homicide: Life on the Street" que durou 122 episódios.

A personagem seria depois recuperada por Dick Wolf para o seu universo "Lei & Ordem".

Após sair da série, em 2016, Belzer dedicou-se ao filão dos livros sobre teorias da conspiração, aproveitando uma das características mais evidentes da personagem de Munch. As obras abordaram alguns dos temas mais populares do género, como os OVNIS, a morte do presidente Kennedy, ou Elvis Presley.