Cartaz de cinema

Morreu realizador do primeiro "Superman" - Richard Donner tinha 91 anos

Publicado em 5 Jul. 2021 às 22:10, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Obituário, Cinema Norte-Americano)

Morreu realizador do primeiro "Superman" - Richard Donner tinha 91 anos

Realizador e produtor, conhecido sobretudo por "Arma Mortífera", "Os Goonies" e por dirigir o primeiro "Superman", Richard Donner morreu segunda-feira, aos 91 anos, de causas não reveladas, confirmou a sua empresa de produção ao Variety.

Donner ganhou experiência na televisão durante os anos 60 ao realizar incontáveis episódios de séries. A estreia no cinema só viria a acontecer em 1968 quando dirigiu a comédia "Sal e Pimenta" (Salt and Pepper), com Sammy Davis Jr. e Peter Lawford.

A passagem a sério para o grande ecrã verifica-se em 1976, quando realiza "O Génio do Mal" (The Omen), filme de terror com Gregory Peck e Lee Remick e, em 1978, "Superman" com Christopher Reeves. Em litígio com os produtores, abandona o segundo filme antes do fim da rodagem.

Em 1985 assina um dos grandes clássicos dos anos 80, "Os Goonies" e, em 1987 o primeiro "Arma Mortífera", com Mel Gibson e Danny Glover, enorme sucesso de bilheteira que daria origem a três sequelas.

Na passagem dos anos 80 para os 90 começa a dedicar-se também à produção criando uma empresa com a mulher, Lauren Shuler Donner. Da lista de filmes em que se envolveu nestas funções incluem-se "Libertem Willy", "X-Men Origens: Wolverine", ou "Resgate no Tempo."