Publicado em 2 Mai. 2012 às 17:00, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Obituário, Cinema Português)
Um dos nomes mais destacados do Cinema Novo português morreu hoje, aos 76 anos.
Fernando Lopes morreu hoje, em Lisboa. O realizador integrou a chamada geração do Cinema Novo português que surgiu nos anos 60, inspirada pelas inovadoras formas de fazer cinema provenientes de França e Itália.
Natural do concelho de Alvaiázere, distrito de Leiria, começou por trabalhar na RTP. O cinema surgiu apenas após se ter fomado na London Film School, em Inglaterra. O seu primeiro filme, a história do pugilista "Belarmino" (1964), é frequentemente considerado um dos mais marcantes do movimento de renovação da cinematografia nacional.
Em 1972, estreia "Uma Abelha na Chuva", longa metragem adaptada de um romance de Carlos de Oliveira. Um retrato da sociedade portuguesa da época do Estado Novo, protagonizado por Laura Soveral e João Guedes.
Entre outros filmes marcantes da carreira de Fernando Lopes contam-se "Nós Por Cá Todos Bem", de 1976 e "Crónica dos Bons Malandros" a partir da obra homónima de Mário Zambujal.
A sua ligação com a literatura esteve sempre presente com adaptações ao cinema de autores como António Tabucchi, ou João Cardoso Pires.
Já este ano, estreou nas salas o seu último trabalho, "Em Câmara Lenta", protagonizado por Rui Morrison e filmado com as dificuldades provocadas pelo delicado estado de saúde do realizador.
Fernando Lopes deu entrada no Hospital da Cruz Vermelha há uma semana, para tratar uma pneumonia. Há um ano fora-lhe diagnosticado um cancro na garganta. Tinha 72 anos.
"Em Câmara Lenta" será reposto no Cinema Medeia King, em Lisboa, a partir de dia 10 de Maio, quinta-feira, com uma sessão diária.