Cartaz de cinema

Morreu o realizador francês Bertrand Tavernier

Publicado em 25 Mar. 2021 às 19:03, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Europeu, Obituário)

Morreu o realizador francês Bertrand Tavernier

O realizador de "À Volta da Meia-Noite" e "Um Domingo no Campo" tinha 79 anos.

Bertrand Tavernier, morreu esta quinta-feira, anunciou o Instituto Lumière, em Lyon, de que era diretor. Tinha 79 anos.

Realizador, escritor, crítico de cinema, historiador e amante da literatura, do jazz e dos blues, dedicado entusiasta pela preservação e restauro de filmes, defensor do cinema independente francês e apaixonado pelo cinema americano do século XX, Bertrand Tavernier começou a carreira na sétima arte como assistente de Jean-Pierre Melville, chegou a estudar direito, realizou pequenos documentários e foi assessor de imprensa, funções em que trabalhou, entre outros, com Stanley Kubrick, antes de iniciar o seu trabalho de historiador de cinema. Foi também crítico em importantes publicações dos anos de 1960, como Les Cahiers du cinéma, Cinéma, Positif, ou Présence du cinéma.

Nomeado para o Oscar de melhor filme estrangeiro com "Justiceiro por Conta Própria" (Coup de Torchon), em 1982, Tavernier recebeu o prémio de melhor realização com "Um Domingo no Campo" (1984), em Cannes, e com "La vie et rien d'autre" (1989) ganhou o BAFTA da academia britânica para o melhor filme estrangeiro. Em 1989, "L'appât" valeu-lhe o Urso de Ouro para melhor filme em Berlim. Finalmente, Veneza distinguiu-o com o Leão de Ouro pelo conjunto da obra, em 2015. A academia francesa escolheu-o como melhor realizador nos prémios César de 1976, com "Que la fête commence...", e em 1997 com "Capitão Conan".

Para lá dos prémios, a sua rica filmografia deixa-nos o fantástico "À Volta da Meia-Noite" (1986), a história de um talentoso músico americano que procura refúgio em Paris a fim de escapar aos seus problemas, um dos mais belos retratos cinematográficos do jazz protagonizado pela lenda do saxofone Dexter Gordon; ou "A Morte em Direto" (1980), com Romy Schneider e Harvey Keitel, um thriller perturbador sobre as tendências mórbidas e voyeuristas da televisão.

Os seus últimos trabalhos são um legado fundamental sobre a história do cinema francês, primeiro com "Uma Viagem Pelo Cinema Francês com Bertrand Tavernier" (2016) e depois com a série em dez episódios "Uma Viagem Pelo Cinema Francês" (2017-2018).