Cartaz de cinema

Morreu o realizador de "Os Caça-Fantasmas" - Ivan Reitman tinha 75 anos

Publicado em 14 Fev. 2022 às 10:05, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Obituário)

Morreu o realizador de "Os Caça-Fantasmas" - Ivan Reitman tinha 75 anos

O realizador e produtor Ivan Reitman morreu este sábado na sua casa na Califórnia, informou fonte da família. Entre os seus filmes mais conhecidos estão "Os Caça-Fantasmas" (1984), "Gémeos" (1988), com Arnold Schwarzenegger e Danny DeVito, "Um Polícia no Jardim-Escola" (1990), também protagonizado por Schwarzenegger, e "6 Dias 7 Noites" (1998), com Harrison Ford e Anne Heche.

Produziu também títulos como "Space Jam" (1996) ou "Nas Núvens" (2009), o filme nomeado para seis Óscares realizado pelo seu filho Ivan, com George Clooney, Anna Kendrick e Vera Farmiga.

Nascido em Komárno, no que hoje é a Eslováquia, Reitman emigrou com os pais após a tomada do poder pelos comunistas, primeiro para a Áustria de onde seguiram para o Canadá. Foi lá que começou a filmar as suas primeiras curtas-metragens e onde assinou a primeira longa, "Foxy Lady", em 1971, a que se seguiu a comédia de terror "Cannibal Girls", feita com um orçamento mínimo e com os diálogos improvisados pelo elenco.

Entre vários projetos em que estava a trabalhar incluia-se "Triplets", uma sequela de "Gémeos" que reunia Arnold Schwarzenegger e Danny DeVito com o reforço de Eddie Murphy.