Cartaz de cinema

Morreu o realizador David Lynch

Publicado em 16 Jan. 2025 às 19:20, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Obituário)

Morreu o realizador David Lynch

O realizador, diagnosticado em 2020 com um enfisema pulmonar, cumpriria 79 anos daqui a dias.

David Lynch, cineasta, escritor e artista norte-americano, nomeado para o Óscar de melhor realizador por "Veludo Azul", "O Homem Elefante" e "Mulholland Drive" e criador da inovadora série televisiva "Twin Peaks", morreu a poucos dias de cumprir os 79 anos, informou a família esta quinta-feira.

"É com profundo pesar que nós, a sua família, anunciamos o falecimento do homem e do artista David Lynch", diz o comunicado na página de Facebook de Lynch. "Há um grande buraco no mundo agora que ele já não está connosco. Mas, como ele diria, 'Mantém os olhos no donut e não no buraco'".

Em agosto de 2024, Lynch revelou ter sido diagnosticado com um enfisema pulmonar, resultado de décadas de tabagismo. Na altura mencionou que a doença limitava a sua mobilidade, obrigando-o a permanecer em casa.

Três meses depois, o realizador afirmou que havia começado a fumar aos 8 anos. Só deixou de fumar dois anos após receber o diagnóstico, em 2020. Passou a necessitar de oxigénio para atividades físicas e chegou a confessar: "Mal consigo atravessar uma sala".

Deixa um legado cinematográfico considerável que inclui obras como "Eraserhead" (1977) a sua primeira longa-metragem sobre os esforços de um homem que enfrenta a paternidade de uma criatura deformada; "Veludo Azul" (1986), thriller psicológico que explora os segredos ocultos de uma cidade aparentemente pacata; ou "Mulholland Drive" (2001), uma viagem pelos sonhos e pesadelos de Hollywood que lhe valeu o prémio de melhor realização em Cannes.