Cartaz de cinema

Morreu o ator Gene Wilder

Publicado em 29 Ago. 2016 às 21:01, por , em Notícias de cinema (Temas: Obituário)

Morreu o ator Gene Wilder

O ator norte-americano Gene Wilder morreu esta segunda-feira aos 83 anos, na sua casa em Stamford, no Connecticut. Numa declaração à imprensa, Jordan Walker-Pearlman, sobrinho de Wilder, afirmou que a morte se deveu a complicações relacionadas com a doença de Alzheimer.

Wilder, duas vezes nomeado para os Oscars, como co-autor do argumento de "Frankenstein Junior", com Mel Brooks; e como secundário na primeira versão cinematográfica do musical "Os Produtores".

Como papéis mais marcantes na sua carreira contam-se a personagem de Willy Wonka em "A Maravilhosa História de Charlie", ou a presença em comédias como "Balbúrdia no Oeste", "A Mulher de Vermelho", e "Cegos, Surdos e Loucos", ao lado de Richard Pryor.

Filho de emigrantes russos, começou a carreira artística no teatro durante os anos 60. Também trabalhou em televisão até se estrear no cinema, em 1967, pela mão do realizador Arthur Penn, no drama "Bonnie e Clyde". Seguiu-se a primeira de muitas colaborações com Mel Brooks em "Os Produtores", onde encarnou o contabilista Leo Bloom, ao lado de Zero Mostel.

O seu último trabalho como ator surgiu em 2003 na série "Will e Grace". A breve aparição em dois episódios valeu-lhe um Emmy.