Cartaz de cinema

Morreu Monica Vitti - atriz de Antonioni tinha 90 anos

Publicado em 2 Fev. 2022 às 13:26, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Obituário, Cinema Europeu)

Morreu Monica Vitti - atriz de Antonioni tinha 90 anos

A atriz italiana Monica Vitti, nome grande do cinema, presença frequente nos filmes de Michelangelo Antonioni, morreu esta quarta-feira, em Roma, aos 90 anos. Não foi divulgada a causa da morte. A atriz, que sofria da doença de Alzheimer, estava afastada da vida pública desde 2001.

Foi Walter Veltroni, antigo presidente da câmara de Roma e amigo de Vitti e do seu companheiro de 40 anos, o cineasta Roberto Russo, quem anunciou o desaparecimento.

Maria Luisa Ceciarelli, o seu verdadeiro nome, nasceu em Roma, mas passou a infância na Sicília. Actuou em produções amadoras quando adolescente e formou-se como actriz na Academia Nacional de Artes Dramáticas de Roma, em 1953. Em 1957, juntou-se ao Teatro Nuovo di Milano, de Michelangelo Antonioni.

No início dos anos 60, foi a cara da trilogia de Antonioni composta por "A Noite" (1960), "Deserto Vermelho" (1961) e "O Eclipse" (1962).

Após o fim da relação - pessoal e profissional - com Antonioni, trabalhou com Joseph Losey no falhado "Modesty Blaze" (1966), onde encarnou a personagem da banda desenhada, uma espécie de James Bond no feminino, e com Mario Monicelli em "A Rapariga da Pistola" (1968).

Na transição entre os anos 60 e 70, optou por uma sucessão de papéis em comédias tendo trabalhado, entre outros, com Alberto Sordi ("Ajuda-me Meu Amor", 1969) e Ettore Scola ("Ciúme, ciúmes e ciumentos", 1970, ao lado de Marcello Mastroianni).

Em 1974, foi dirigida por Luís Buñuel em "O Fantasma da Liberdade" e, um ano depois, integrou o elenco de "Pato Com Laranja", filme que se tornou célebre em Portugal quando chocou as mentalidades lusas da altura ao ser exibido na RTP a horas consideradas "impróprias".

Em 1980, trabalhou novamente e pela última vez com Antonioni, em "O Mistério de Oberwald".

Recebeu o prémio de melhor atriz no Festival de Berlim por Flirt (1983) tendo sido homenageada com o Leão de Ouro honorário no Festival de Veneza de 1995.