Cartaz de cinema

Morreu Michael Nyqvist ator de "The Girl With the Dragon Tattoo"

Publicado em 28 Jun. 2017 às 00:29, por , em Notícias de cinema (Temas: Obituário)

Morreu Michael Nyqvist ator de "The Girl With the Dragon Tattoo"

O ator sueco morreu aos 56 anos. Sofria de cancro do pulmão.

O ator sueco Michael Nyqvist morreu aos 56 anos. Há um ano fora-lhe dignosticado cancro no pulmão.

Os seus últimos trabalhos incluíram o filme "Kursk", realizado por Thomas Vinterberg, sobre o acidente com um submarino nuclear russo e a participação na rodagem da próxima longa-metragem de Terrence Malick, intitulada "Radegund". Fez também parte do elenco da minissérie "Madiba", sobre a vida do estadista sul-africano Nelson Mandela.

A carreira de Nyqvist prolongou-se durante mais de trinta anos, no cinema e na televisão. Conheceu o ponto alto em 2009, quanto interpretou a personagem do jornalista Mikael Blomkvist na versão original de "The Girl With the Dragon Tattoo" (traduzido em Portugal como "Millennium 1: Os Homens que Odeiam as Mulheres") e nos outros dois filmes da trilogia baseada nos livros de Stieg Larsson. Surgiu ainda nas produções norte-americanas "John Wick" e "Missão Impossível: Protocolo Fantasma".

Numa declaração da família pode ler-se que "É com profunda tristeza que confirmamos que o nosso querido Michael, um dos mais respeitados e completos atores suecos, morreu tranquilamente, rodeado pela família, após um ano de luta contra um cancro no pulmão. A paixão e a alegria do Michael eram contagiosas para os que o conheciam e amavam. Tinha um charme e um carisma inegáveis, e o seu amor pelas artes era sentido por todos os que tiveram o prazer de trabalhar com ele."

Michael Nyqvist era casado e deixa dois filhos.