Cartaz de cinema

Morreu Michael Apted - realizador de "Gorilas na Bruma" e "A Filha do Mineiro" tinha 79 anos

Publicado em 9 Jan. 2021 às 15:14, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Obituário)

Morreu Michael Apted - realizador de "Gorilas na Bruma" e "A Filha do Mineiro" tinha 79 anos

Realizador britânico de filmes de ficção e documentários, Michael Apted morreu aos 79 anos de acordo com informação confirmada pela sua agência.

Pertencente à mesma geração de Ken Loach e Ken Russell, tal como eles, começou por trabalhar na televisão, na década de 60 do século XX, com forte ênfase nos documentários. O mais conhecido é o projeto "Up", iniciado em 1964 com entrevistas a 14 crianças de sete anos. De longo fôlego, seria repetido a cada sete anos, ao longo da vida dos entrevistados, numa análise à evolução da sociedade britânica que continuou até 2019.

Trailer "63 Up"

A estreia no cinema ocorreu em 1972, com "The Triple Echo", uma farsa passada na Segunda Guerra Mundial envolvendo um desertor que se veste de mulher para escapar à prisão. Em 1980, mudou-se para os Estados Unidos para realizar o seu primeiro grande sucesso, "A Filha do Mineiro", inspirado na vida da cantora country Loretta Lynn, com Sissy Spacek e Tommy Lee Jones. O filme chegou às sete nomeações para os Óscares e deu a vitória a Spacek na categoria de melhor atriz.

Seguiu-se a discreta comédia romântica "Nunca Digas Adeus" (1981), com James Belushi e Blair Brown; e o bem mais conseguido thriller de espionagem "O Mistério de Gorky Park" (1983), com argumento adaptado por Dennis Potter (o mesmo de "O Detetive Cantor") a partir de um sucesso literário da época, e William Hurt no papel de um polícia de Moscovo encarregado de investigar um estranho triplo homicídio.

Durante a carreira em Hollywood, Apted dirigiria ainda os notáveis "Gorilas na Bruma" (1988), biografia cinematográfica da cientista Dian Fossey, interpretada por Sigourney Weaver; e "Nell" (1994), a história de uma jovem que nasceu isolada sem qualquer contacto humano, retratada por Jodie Foster e Liam Neeson.

Trailer "Gorilas na Bruma"

Em 1999, coube-lhe realizar o 19.º filme com James Bond, "007 - O Mundo Não Chega".

Nos últimos anos de carreira, Apted assinaria ainda, entre outros trabalhos, três episódios da série de televisão "Roma" (2005), da HBO; "As Crónicas de Nárnia: A Viagem do Caminheiro da Alvorada" (2010); e nove episódios da série "Masters of Sex" (2013).

O seu último filme foi "Conspiração Terrorista" (2017), com Noomi Rapace e Orlando Bloom nos principais papéis.