Cartaz de cinema

Morreu Maria João Abreu - a estrela do teatro, cinema e televisão portuguesa tinha 57 anos

Publicado em 13 Mai. 2021 às 16:26, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Obituário)

Morreu Maria João Abreu - a estrela do teatro, cinema e televisão portuguesa tinha 57 anos

A atriz estava hospitalizada em estado grave desde 30 de abril.

A atriz Maria João Abreu morreu hoje, aos 57 anos, confirmou a SIC. Internada de urgência no Hospital Garcia de Orta, em Almada, a 30 de abril, após ter desmaiado durante as filmagens da telenovela "A Serra", foi-lhe diagnosticado uma rotura de aneurisma cerebral.

Nascida em Lisboa, começou a carreira como atriz em 1983, aos 19 anos, no Teatro Maria Matos, no musical "Annie". Nos anos seguintes, entrou em espectáculos de revista que intercalou com presenças na Casa da Comédia e no Teatro Aberto.

Casada desde 1985 com o também ator José Raposo, com ele fundou uma produtora de teatro, em 1998, o mesmo ano em que integrou o elenco da série televisiva "Médico de Família", exibida durante três temporadas e que lhe trouxe enorme visibilidade.

Um ano depois teve o primeiro papel no cinema, em "António um rapaz de Lisboa", de Jorge Silva Melo. Mais tarde, participou em "Amo-te Teresa", "A Falha", de João Mário Grilo, "Call Girl", de António-Pedro Vasconcelos e "Florbela" de Vicente Alves do Ó.

Já nos anos 2000 manteve presença assídua no teatro popular e na revista à portuguesa, mas também em registos mais sérios como foi o caso de "Cada dia a cada um a liberdade e o reino", para os Artistas Unidos, encenado por Jorge Silva Melo a partir de textos de grandes nomes da literatura portuguesa.

Em 2012, protagonizou "O Libertino", de Eric-Emmanuel Schmitt, no Teatro da Trindade. Em 2018 "Boudoir" encenada por Martim Pedroso com base em textos do Marquês de Sade. Em 2019, "Sonho de uma noite de verão", no Tivoli, contracenando com o ex-marido José Raposo, e com Miguel Raposo, um dos filhos do casal.

Também ao lado de José Raposo contracenava na novela "A Serra" e na série "Patrões fora". Antes, atuou em séries e telenovelas como "Golpe de Sorte", "Sul", "Paixão", "Amor Maior", "A Casa é Minha", "Mar Salgado", "Os Nossos Dias", "Mundo ao Contrário", "Sentimentos", "Feitiço de Amor", "Jardins Proibidos" e "Morangos com Açúcar".