Cartaz de cinema

Morreu Loretta Swit, a "Hot Lips" da série "M*A*S*H"

Publicado em 30 May. 2025 às 22:16, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Obituário)

Morreu Loretta Swit, a "Hot Lips" da série "M*A*S*H"

A atriz ficou célebre pelo papel da major Margaret Houlihan na série televisiva, uma das mais populares da história da televisão norte-americana.

Loretta Swit, a atriz norte-americana associada à personagem de Margaret "Hot Lips" Houlihan na série de televisão "M*A*S*H", morreu esta sexta-feira, aos 87 anos, em Nova Iorque, de causas naturais, segundo informou o seu agente, Harlan Boll.

Com uma carreira na televisão, teatro e cinema, Swit destacou-se especialmente pelo papel na comédia dramática "M*A*S*H", exibida entre 1972 e 1983, onde interpretou uma oficial da enfermagem do Exército dos EUA durante a Guerra da Coreia. Swit foi nomeada para um Emmy em dez ocasiões, vencendo duas vezes.

Loretta Jane Szwed nasceu a 4 de novembro de 1937 em Passaic, no estado de Nova Jérsia. Estudou representação na American Academy of Dramatic Arts, em Nova Iorque, e iniciou a  carreira em teatro, antes de se mudar para Los Angeles no início da década de 1970. Participou em séries como "Missão: Impossível", "Gunsmoke" e "Hawaii Five-O", antes de ser escolhida para integrar o elenco de "M*A*S*H", produzido pela 20th Century Fox para a CBS.

Ao lado de Alan Alda, foi uma das poucas atrizes a participar tanto no episódio piloto como no final da série, cujo último episódio, transmitido em 1983, bateu recordes de audiência, com quase 106 milhões de espectadores só nos Estados Unidos. 

Para além da televisão, Swit participou em filmes como o policial "Os Anjos da Guarda" (1974), ao lado de James Caan e Alan Alda, o filme de terror "Perseguição Alucinante" (1975), onde contracenou com Peter Fonda, e na comédia "S.O.B. - Tudo Boa Gente" (1981), de Blake Edwards.

Também teve uma presença assídua no teatro e, em 1981, chegou a gravar o episódio piloto da famosa série policial "Cagney & Lacey", mas abandonou o projeto devido a compromissos com a produção de "M*A*S*H".

Entre 1983 e 1995, a atriz foi casada com o também ator Dennis Holahan, que conheceu durante as gravações de "M*A*S*H".