Cartaz de cinema

Morreu Leon Edery - fundador da Cinema City

Publicado em 23 Abr. 2018 às 19:45, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Obituário, Indústria cinematográfica)

Morreu Leon Edery - fundador da Cinema City

Descendente de uma família de judeus portugueses, tinha há décadas uma forte relação pessoal e profissional com o nosso país.

Morreu Leon Edery, produtor, distribuidor e exibidor de cinema israelita, fundador e proprietário da cadeia de cinemas Cinema City, em Portugal. Tinha 70 anos.

Começou a trabalhar muito jovem, com o irmão Moshe, como projecionista numa sala de cinema que mais tarde veio a adquirir. Alcançou o sucesso profissional a partir dos anos 70 quando fundou a distribuidora United King. A empresa dos dois irmãos produziu mais de 300 filmes em Israel onde é a mais importante produtora privada.

Por cá, na década de 80, concebeu o mítico Cinema King, em Lisboa. Construiu os Cinemas New Lineo em Famalicão, Viseu e Paços de Ferreira e mais recentemente implementou a marca Cinema City que trouxe de Israel.

Desde há mais de 10 anos, a empresa em Portugal é dirigida por Eyal Edery, seu filho. Atualmente, a Cinema City opera seis cinemas em território nacional, em Alfragide, Setúbal, Lisboa (Alvalade e Campo Pequeno), Leiria e Sintra (Beloura).