Publicado em 4 Jul. 2025 às 00:27, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Obituário)
O ator foi vítima de uma pneumonia após contrair Covid-19, deixando um legado de seis décadas no cinema e teatro.
O ator britânico Kenneth Colley, conhecido pelos papéis de Almirante Piett na saga "Star Wars" e de Jesus em "Life of Brian" dos Monty Python, faleceu a 30 de junho, na sua casa em Ashford, Kent, Inglaterra, vítima de pneumonia decorrente de uma infeção por Covid-19. Tinha 87 anos.
A notícia foi confirmada pelo seu agente, Julian Owen, num comunicado divulgado pela BBC.
Colley fora internado devido a uma lesão no braço causada por uma queda, mas contraiu Covid-19, que evoluiu para uma pneumonia fatal.
Natural de Manchester, com uma carreira que se prolongou por seis décadas, Colley interpretou o Almirante Piett em "O Império Contra-Ataca" e "O Regresso de Jedi", da saga "Star Wars", e Jesus na comédia satírica "A Vida de Brian", dos Monty Python, ao lado de John Cleese, Graham Chapman e Michael Palin.
Nos anos 70, marcou presença em filmes do realizador Ken Russell, como "Os Diabos" (1971), "Tchaikovsky, Delírio de Amor" (1971), "Mahler, Delírio Fantástico" (1974) e "Lisztomania" (1975), onde interpretou personagens excêntricas e intensas,
Foi presença constante em séries e telefilmes britânicos, como "Pennies from Heaven" (1978), minissérie musical de Dennis Potter com Bob Hoskins, no thriller "O Mistério de Danedyke", ou "Retrato de Nelson", onde desempenhou o papel do Almirante Horatio Nelson. Mais recentemente, apareceu em dois episódios de "Peaky Blinders" onde interpretou Vicente Changretta.
Fora dos ecrãs, Kenneth Colley nutria uma paixão pela jardinagem, por arte e por carros desportivos.