Publicado em 26 Nov. 2024 às 18:28, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Obituário)
Jim Abrahams, uma das mentes por detrás de clássicos da comédia como "Aeroplano" e "Aonde É Que Pára a Polícia", morreu aos 80 anos, na sua casa em Santa Mónica, Califórnia. A informação foi confirmada pelo filho do cineasta, Joseph Abrahams, que revelou que a morte ocorreu de causas naturais.
Abrahams, ao lado dos irmãos Zucker (Jerry e David), revolucionou o humor no cinema com paródias frenéticas e absurdas que se tornaram uma referência no género.
O trio começou com "The Kentucky Fried Movie" (1977), mas só atingiu o verdadeiro sucesso com "Aeroplano", de 1980, sátira hilariante aos filmes sobre catástrofes que foi um enorme sucesso de bilheteira e consolidou o estilo irreverente do grupo.
O legado de Abrahams inclui ainda a série "Police Squad!" e a respetiva adaptação cinematográfica "Aonde É Que Pára a Polícia", além de obras que parodiaram filmes de ação como "Top Gun" e "Rambo".
Nascido em 1944, no Wisconsin, Abrahams cultivou desde cedo a paixão pela comédia, fundando o Kentucky Fried Theater com os Zucker nos anos 70. A abordagem do grupo subvertia convenções cinematográficas, apostando em sátiras rápidas e imprevisíveis.