Cartaz de cinema

Morreu Ian Holm - o Bilbo Baggins de "Senhor dos Anéis"

Publicado em 19 Jun. 2020 às 13:58, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Obituário)

Morreu Ian Holm - o Bilbo Baggins de "Senhor dos Anéis"

O ator britânico tinha 88 anos e morreu num hospital de Londres.

Morreu Ian Holmes, ator britânico conhecido pelos seus papéis na trilogia "Senhor dos Anéis", "Hobbit", "Alien" e "Momentos de Glória".

Holmes tinha 88 anos e faleceu num hospital de acordo com uma declaração do seu agente. A causa da morte não foi revelada, mas sabia-se que o ator sofria da Doença de Parkinson.

Interpretou a personagem Bilbo Baggins nos vários capítulos das adaptações ao cinema dos livros de J.R.R. Tolkien realizadas por Peter Jackson, tanto em "Senhor dos Anéis" como "O Hobbit".

Pôde ser visto ainda em filmes como "A Loucura do Rei George", "Alien", "O Quinto Elemento", "Brazil" e "Momentos de Glória" pelo qual recebeu uma nomeação para o Oscar em 1982, um prémio especial em Cannes e um prémio BAFTA da Academia Britânica.

Como tantos outros grandes atores britânicos, teve também uma longa carreira no teatro, tendo integrado o elenco da Royal Shakespeare Company na sua fundação, em 1960.

Foi o palco que lhe deu um prémio Tony pelo papel na peça "The Homecoming", de Harold Pinter; e o prémio Lawrence Olivier para melhor ator após protagonizar uma encenação de "Rei Lear", de William Shakespeare.