Cartaz de cinema

Morreu George A. Romero, ícone do Cinema de Terror

Publicado em 16 Jul. 2017 às 23:19, por Samuel Andrade, em Notícias de cinema (Temas: Obituário)

Morreu George A. Romero, ícone do Cinema de Terror

O realizador de "A Noite dos Mortos-Vivos" tinha 77 anos.

George A. Romero faleceu hoje, aos 77 anos, vítima de cancro. De acordo com a família, as últimas horas do cineasta foram passadas ao som da banda sonora de "O Homem Tranquilo" (1952, John Ford), um dos seus filmes favoritos.

Considerado por muitos como o "pai dos zombies" no grande ecrã, George A. Romero foi um dos nomes fundamentais do cinema de terror na segunda metade do século XX.

Nascido em Nova Iorque, descendente de imigrantes cubanos e lituanos, Romero começou a sua carreira cinematográfica como realizador de curtas-metragens e filmes publicitários.

Após fundar a sua própria produtora, assinou, em 1968, "A Noite dos Mortos-Vivos", obra seminal que se tornou em filme de culto e mudou para sempre a forma de encarar o género do terror. Desde a sua estreia, o filme tem sido aplaudido tanto pelos seus méritos técnicos, como pela vincada extrapolação dos medos – a Guerra do Vietname, as perseguições de cidadãos americanos ligados ao Partido Comunista, a segregação racial – que dominavam a sociedade norte-americana daquela era.

Nas décadas seguintes, George A. Romero explorou estas temáticas, e sempre com a aterradora figura do zombie no primeiro plano, em títulos como "Zombie: A Maldição dos Mortos-Vivos" (1978) ou "O Dia dos Mortos" (1985).

Apesar de nunca ter sido nomeado para um Oscar nem arrecadado nenhum prémio em festivais de Cinema, a influência de George A. Romero é enorme e inegável. Cineastas como Quentin Tarantino, John Carpenter, Tobe Hooper ou Edgar Wright (o qual homenageou Romero, em 2004, com a comédia "Zombies Party - Uma Noite... de Morte") não hesitaram em afirmar o seu fanatismo pessoal e artístico pelo realizador de "A Noite dos Mortos-Vivos".

Em Portugal, destaca-se o Grande Prémio que venceu no Fantasporto, em 1988, por "Atracção Diabólica".

Recentemente, Romero declarara em entrevistas o seu desagrado pela nova onda de filmes e séries de televisão com zombies, tendo destacado, pela negativa, "World War Z" e "The Walking Dead".

Trailer "A Noite dos Mortos-Vivos"