Cartaz de cinema

Morreu Colin Dexter o criador do "Inspector Morse"

Publicado em 22 Mar. 2017 às 20:53, por , em Notícias de Televisão e Séries (Temas: Obituário)

Morreu Colin Dexter o criador do "Inspector Morse"

Morreu esta terça-feira Colin Dexter, escritor inglês autor das histórias que deram origem à série de televisão "Inspector Morse". De acordo com noticias que surgiram na imprensa britânica, citando uma declaração da editora MacMillan, Dexter morreu na sua casa em Oxford. Tinha 86 anos.

No total, foram publicadas 13 histórias com o mal humorado, mas brilhante detetive. A primeira, intitulada "Last Bus to Woodstock", surgiu em 1975. Quase todas tinham Oxford como o cenário onde Morse, apreciador de música clássica, cerveja e palavras cruzadas, colocava em campo a sua argúcia e inteligência.

Em 1987, a personagem chegou à televisão, interpretada por David Thaw ao longo de 33 episódios que foram transmitidos até 2000 e deram origem a um enorme fenómeno de popularidade.

A obra de Colin Dexter inspirou ainda duas outras séries: "Lewis" com o antigo parceiro de Morse, interpretado por Kevin Whately, a assumir o protagonismo; e "Endeavour", sobre os primeiros anos de Morse na polícia, durante a década de 60.