Cartaz de cinema

Morreu António-Pedro Vasconcelos

Publicado em 6 Mar. 2024 às 14:52, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Obituário)

Morreu António-Pedro Vasconcelos

Dos tempos do Cinema Novo às obras mais próximas do público, foi um dos cineastas portugueses mais ativos e reconhecidos das últimas décadas, autor de filmes como "O Lugar do Morto", "Jaime", ou "Os Imortais".

O realizador português António-Pedro Vasconcelos, morreu em Lisboa, os 84 anos, revelou a família.

Nascido em Leiria, estudou na Sorbonne, em Paris, graças a uma bolsa da Fundação Gulbenkian. Começou por trabalhar em publicidade e, após assinar alguns documentários, estreia-se na ficção com "Perdido por Cem", em 1973.

Seguiram-se "Adeus até ao meu regresso" (1974) e "Oxalá" (1979).

Em 1984, aposta na apresentadora de televisão Ana Zanatti e no jornalista Pedro Oliveira como protagonistas do policial "O Lugar do Morto" que se tornaria num dos maiores sucessos de bilheteira do cinema português com mais de 300 mil espectadores.

Assinou ainda "Jaime" (1999), um retrato comovente do trabalho infantil, premiado no festival de San Sebastian.

Foi também professor, fundou o Centro Português de Cinema. Escreveu para diversas publicações, coordenou o Secretariado Nacional para o Audiovisual e presidiu ao grupo de trabalho para o Livro Verde da Comissão Europeia para o Audiovisual.

Manteve uma presença forte no campo cívico, com posições públicas vincadas acerca da necessidade de manter o serviço público de rádio e televisão e contra a privatização da TAP e também foi crítico de literatura e cinema, cronista e comentador.

Entre os seus filmes mais recentes contam-se "A Bela e o Paparazzo" (2010), "Os Gatos Não Têm Vertigens" (2014), "Parque Mayer" (2018) e "Km 224" que viria a ser a sua derradeira obra, estreada em 2022.