Cartaz de cinema

Morreu Angela Lansbury - atriz de "Crime, Disse Ela" tinha 96 anos

Publicado em 11 Out. 2022 às 21:34, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Obituário)

Morreu Angela Lansbury - atriz de "Crime, Disse Ela" tinha 96 anos

Ao longo de mais de sete décadas, a atriz britânica teve uma carreira de sucesso no teatro, no cinema e na televisão.

Angela Lansbury, atriz de cinema, teatro e televisão, morreu esta terça-feira aos 96 anos, informou fonte da família citada na imprensa norte-americana.

"Os filhos de Dame Angela Lansbury anunciam que a sua mãe morreu pacificamente durante o sono, na sua casa, em Los Angeles, hoje, terça-feira, 11 de Outubro de 2022, à 01h30 da manhã, a apenas cinco dias de cumprir 97 anos", lê-se na declaração enviada à imprensa.

A maioria das pessoas lembra-se de Angela Lansbury como a Jessica Fletcher da série "Crime, Disse Ela", mas a atriz britânica, nascida em Londres, teve uma carreira bem mais ampla e recheada de sucessos, sobretudo na Broadway, que lhe valeram cinco Tonys, os prémios do teatro norte-americano - recebidos por "Mame", em 1966; "Dear World", em 1969; "Gypsy", em 1975; quatro anos depois pelo papel da padeira assassina em "Sweeney Todd" e, finalmente, em 2009, por "Blithe Spirit", de Noel Coward.

No cinema, foi três vezes nomeada para o Oscar de Melhor Atriz Secundária. Em 1945, por "Gaslight", de George Cukor, ao lado de Charles Boyer, Ingrid Bergman e Joseph Cotten; em 1946 por "O Retrato de Dorian Gray", de Albert Lewin, e em 1962, por "O Enviado da Manchúria", de John Frankenheimer.

Em 2014, a academia recompensou-a com uma estatueta honorária.

Ao longo das décadas de 40 e 50, surgiu ainda em filmes como "Os Três Mosqueteiros" e "A Batalha do Pó de Arroz", ambos dirigidos por George Sidney, "Bel Ami", de Alfred Lewin, e "Sansão e Dalila", um dos últimos trabalhos como realizador de Cecil B. de Mille.

A partir da segunda metade da década de 50 repartiu os papéis no cinema com a participação em dezenas de séries televisivas.

No grande ecrã surgiu ainda como a "Miss Price" de "Se a Minha Cama Voasse", uma das fantasias Disney, e em "Morte no Nilo", adaptação do romance de Agatha Christie.

Entre 1984 e 1996, interpretou a escritora de policiais e detetive amadora Jessica Fletcher em "Crime, Disse Ela" que obteve sucesso mundial e ainda hoje pode ser vista com regularidade na RTP Memória.