Publicado em 30 Jun. 2023 às 21:39, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Obituário)
Alan Arkin, ator norte-americano, morreu quinta-feira aos 89 anos, na sua casa em San Marcos, na Califórnia, informou a família.
Vencedor do Oscar de melhor ator em 2006 com "Uma Família à Beira de Um Ataque de Nervos", foi nomeado para os prémios da academia noutras três ocasiões, recebeu seis nomeações para os Emmy e ganhou um prémio Tony.
Nascido a 26 de março de 1934 no bairro nova-iorquino de Brooklyn, mudou-se com a família para Los Angeles quanto ainda era uma criança.
Presente no cinema, na televisão e no teatro desde finais da década de 1950, destacou-se logo no primeiro grande papel no grande ecrã em "Vêm aí os Russos!" (1966), comédia sobre a Guerra Fria onde o papel de um marinheiro russo lhe deu a primeira nomeação para um Oscar. Dois anos depois, foi um surdo-mudo em "Um Coração Solitário" (1968) trabalho que lhe valeu a segunda nomeação para os prémios da academia.
Em 1970, foi um dos protagonistas de "Artigo 22".
Ganhou finalmente o Óscar em 2006 pelo papel de um avó toxicómano em "Uma Família à Beira de Um Ataque de Nervos" ai lado de Steve Carell, Toni Collette e Paul Dano.
Mais recentemente, participou em "Argo", filme oscarizado de Ben Affleck que conta a operação da CIA para libertar seis americanos do Irão através de uma falsa produção cinematográfica
A sua derradeira grande presença como ator deu-se na série "O Método Kominsky", como o agente e amigo de longa data da personagem interpretada por Michael Douglas.