Cartaz de cinema

Morreu a "Golden Girl" Betty White

Publicado em 31 Dez. 2021 às 21:51, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Obituário)

Morreu a "Golden Girl" Betty White

A atriz preparava-se para fazer 100 anos a 17 de janeiro.

Betty White, atriz norte-americana para sempre recordada como uma das protagonistas da série "The Golden Girls" morreu esta sexta-feira, na sua casa em Los Angeles. No próximo dia 17 de janeiro iria cumprir 100 anos de vida.

Natural do estado do Illinois, pioneira da televisão nos EUA, teve uma longa carreira que atravessou oito décadas, das mais extensas de que há registo na área do entretenimento.

Após se ter mudado para Los Angeles com a família durante a Grande Depressão, em finais dos anos 1930 iniciou carreira como modelo e na representação. Durante a Segunda Guerra Mundial serviu no corpo auxiliar feminino.

Durante os anos de crescimento da televisão na América do Norte, na década de 50, tornou-se uma das primeiras mulheres produtoras. Em 1951 recebeu o primeiro Emmy. Recebeu outros dois nos anos de 1970, pela participação no elenco do "The Mary Tyler Moore Show".

Entre 1985 e 1992 juntou-se a Estelle Getty, Rue McClanahan e Bea Arthur na sitcom "The Golden Girls" (em Portugal "Sarilhos Com Elas") sobre um grupo de viúvas a viver em Miami. A série trouxe-lhe outros dois Emmys pelo papel de Rose Nylund.

Aos 88 anos fez parte do elenco de "Hot in Cleveland" e, já na casa dos 90, deu voz a uma das personagens do filme de animação "Toy Story 4".

Em 2015, a academia norte-americana de televisão honrou-a com o Emmy de carreira, que juntou aos sete que antes recebera. Na altura, foi descrita como "uma das artistas mais amadas na história da televisão".