Cartaz de cinema

Morreu a estrela de Hollywood Mickey Rooney

Publicado em 7 Abr. 2014 às 13:34, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Obituário)

Morreu a estrela de Hollywood Mickey Rooney

Célebre pelos filmes na personagem de Andy Hardy durante os anos 30 e 40, Rooney morreu este domingo, aos 93 anos.

O ator norte-americano Mickey Rooney morreu este domingo junto da família, em Studio City, perto de Los Angeles. Tinha 93 anos.

Com uma longa carreira no cinema, que teve início em 1926, Rooney ascendeu ao estatuto de estrela bem cedo, nos anos 30, ao interpretar uma série de 16 longas-metragens de sucesso na pele do trapalhão e divertido Andy Hardy, um jovem que representava a América da época.

A pequena estatura (menos de 1,60m) e o aspeto de rapazote traquinas permitiram-lhe interpretar personagens bem mais novas até perto dos 30 anos. Fora do ecrã, no entanto, era conhecido pelos frequentes e publicitados casos amorosos.

Casou oito vezes e teve outros tantos filhos, sete dos quais ainda estão vivos. A sua primeira esposa foi Ava Garner, numa união contra a vontade do chefe da MGM na altura, o todo-poderoso David O. Selznick. Em 1978, casou pela última vez com a atriz e cantora Jan Chamberlain.

No final da década de 40, a carreira de Rooney entrou em declínio. Como tantos outros, socorreu-se da televisão. No entanto, regressou ao cinema em filmes como "Breakfast at Tiffany's", ou "The Bold and the Brave" (1956), que lhe valeria uma das suas quatro nomeações para os Oscars, a derradeira das quais por "The Black Stallion", de 1979.

A estatueta chegaria apenas em 1983, na forma de um Oscar honorário atribuido pela Academia em reconhecimento pelos seus 50 anos de carreira.

Os seus trabalhos mais recentes incluem pequenas aparições em "À Noite no Museu" (2006) e "Os Marretas" (2011).