Publicado em 27 Set. 2024 às 16:22, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Obituário)
A multipremiada atriz britânica, popular pelos papéis nos filmes de "Harry Potter" e na série televisiva "Downton Abbey", tinha 89 anos.
Maggie Smith, morreu esta sexta-feira aos 89 anos, fizeram saber os seus dois filhos.
Prestigiada atriz de teatro, trabalhou em companhias como as do Old Vic de Londres e do Royal National Theatre após ter-se estreado no palco da Oxford Playhouse no início da década de 1950.
Começou a dedicar-se com maior insistência ao cinema durante os anos 60. Em 1970 ganha o Óscar de Melhor Atriz pela personagem de uma professora excêntrica em "Quando a Primavera acaba", de Ronald Neame. A segunda estatueta, de melhor secundária, chegaria em 1987, por "Quarto com Vista Sobre a Cidade", de James Ivory.
Ao longo da vida, Maggie Smith acumulou um prémio Tony do teatro norte-americano, quatro prémios Emmy relativos a trabalhos em televisão e dois Óscares, três Globos de Ouro e seis prémios BAFTA, da academia britânica, incluindo um pelo conjunto da sua carreira.
Abraçou papéis tão diversos como o de Madre Superiora ao lado de Whoopi Goldberg em "Do Cabaré ao Convento" (1992), e de uma idosa sem-abrigo em "A Mulher da Furgoneta" (2015).
No entanto, a fama global, surgiu com a presença, primeiro na pele da professora Minerva McGonagall nas adaptações ao cinema de "Harry Potter", e depois como a maliciosa e hilariante Lady Violet Grantham, a Condessa Viúva da série "Downton Abbey".